FCC – TRT 7 2009 -Questão 21

21. A faixa de temperatura termoneutra indicada para realização de hidroterapia em idosos varia de:

(A) 29° a 31 °C

(B) 31° a 33 °C

(C) 33° a 35 °C

(D) 35° a 37 °C

(E) 37° a 39 °C

i21

Temos um dilema aqui.

A temperatura normal do corpo humano situa-se entre 36 e 37 graus celsius. Alguns estudos indicam a temperatura na faixa de 28 e 30 graus como zona termoneutra. Isso colocaria a alternativa “A” como correta.

Outro estudo cita a temperatura de 34 graus como termoneutra, o que nos indicaria a “C” como correta.

Mas o que vale é o que a banca afirma com base nas referências que utilizam e, claro, estamos falando de uma prova do ano de 2009.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: A ou C

VUNESP – 2017 Sertãozinho/SP – Questão 11

11. Os equipamentos eletrofísicos utilizados na sessões de fisioterapia devem ser limpos previamente visando evitar a transmissão de infecção nosocomial. Dessa forma, os
eletrodos do TENS e o transdutor do ultrassom devem ser limpos previamente à utilização em outro paciente com, respectivamente:

(A) água destilada; álcool 70%.

(B) água oxigenada; álcool 50%.

(C) álcool 50%; água.

(D) água morna e sabão; álcool 70%.

(E) álcool 96%; álcool 50%.

I11

Interessante notar a preocupação da banca com aspectos práticos de um ambulatório de saúde do SUS.

Pros eletrodos de borracha do TENS, água e sabão tá ok. Já para o cabeçote do ultrassom a banca cita alcool 70%. É preciso baixar os manuais dos equipamentos de TENS, Laser, Ultrassom, Ondas Curtas, Infra Vermelho, Ultra Violeta e correntes interferenciais, Há muita informação neles, sobre troca periódica de eletrodos, prazos de manutenção preventiva e manuseio que nem sempre são observadas na prática.

Sobre a concentração de álcool, o de 96% da alternativa “E” seria mais eficiente né!? Mas não é bem assim, vejam no texto abaixo:

O grau de hidratação é um fator importante para a atividade antimicrobiana, mas como chegaram à conclusão de que a concentração 70% é melhor do que a de 50%, 60% ou 80%, por exemplo? Muitas pesquisas foram conduzidas, e podemos citar algumas em que observaram a atividade antimicrobiana do álcool em grau inferior a 50% e superior a 70% (veja referências 1,2,3,4 no final do texto), concluindo que essa atividade decresce acentuadamente nos dois extremos. Portanto, uma boa atividade germicida ocorre entre 50 a 70%, sendo a máxima a 70% de diluição.

Afinal, por que o álcool 70% é mais eficaz como bactericida que o álcool absoluto?

Alternativa da banca orgnizadora: D

Alternativa que escolho após analisar: D