VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 59

59. O artigo 8.º, do Código de Ética do Fisioterapeuta, dispõe sobre proibições no exercício profissional. Assinale a alternativa correta.

(A) Delegar suas atribuições, salvo por motivo relevante.

(B) Atender a cliente que saiba estar em tratamento com colega, em caso de indubitável urgência.

(C) Atender a cliente que saiba estar em tratamento com colega, através de busca ativa pelo profissional.

(D) Exigir, de instituição ou cliente, outras vantagens, além do que lhe é devido em razão de contrato, honorários ou exercício de cargo, função ou emprego.

(E) Prescrever tratamento sem examinar diretamente o cliente, exceto em caso de indubitável urgência ou impossibilidade absoluta de realizar o exame.

i59

Quando vocês estiverem estudando provas anteriores e se depararem com questões sobre o código de ética da Fisioterapia, reparem na data da prova. Essa aqui é de 2011, ou seja, anterior ao novo código de ética. Então era outro texto, outra lei.

O novo código de ética entrou em vigor em julho de 2013 e revogou os códigos de ética anteriores a ele. Assim, qualquer prova realizada de 8 de julho de 2013 para cá que cobre como conteúdo o código de ética, deve obrigatoriamente utilizar o novo código de ética da Fisioterapia, que foi publicado na resolução nº 424 do COFFITO.

Vou deixar link para baixarem o novo código:

http://www.crefito3.org.br/dsn/pdfetica/Res%20Coffito%20424-2013-%20C%C3%93DIGO%20%C3%89TICA%20FISIO.pdf

Nessa questão, não entendi muito bem a “C”, se é a busca ativa do site do CREFITO, mas a banca a considera correta. Mas a “D” é escandalosamente proibida.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C e D

4 pensamentos sobre “VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 59

  1. Ao meu ver, alternativa correta: letra B
    Como diz no código de ética (Resolução 424/2013), artigo 25: XI Atender a cliente/paciente/usuário que saia estar em tratamento com colega, RESSALVAS AS SEGUINTES HIPÓTESES:
    a) a pedido do colega
    b) em caso de indubitável urgência
    c) quando procurado espontaneamente pelo cliente/paciente/usuário.

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