VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 55

55. Samir, com idade cronológica de 5 meses, nasceu prematuramente de 34 semanas, possui diagnóstico de bronquiolite viral aguda e encontra-se internado na unidade de terapia intensiva com quadro de hipersecreção, sibilo e desconforto respiratório. Para uma intervenção fisioterapêutica adequada, é importante entender as diferenças anatômicas e fisiológicas do sistema respiratório de lactentes em relação ao adulto. Indique a alternativa correta em relação aos aspectos fisiológicos e anatômicos desse sistema respiratório em desenvolvimento.

(A) A parede brônquica dos lactentes é menos complacente e possui maior número de glândulas mucosas do que a do adulto.

(B) As vias aéreas dos lactentes possuem menor diâmetro (4-6 mm) e oferece alta resistência ao fluxo aéreo, com aumento significativo do trabalho respiratório em caso de edema da mucosa ou presença de muco.

(C) Os canais ventilatórios entre alvéolos e bronquíolos são bem desenvolvidos nos lactentes, favorecendo o colapso alveolar.

(D) O ângulo oblíquo de inserção do diafragma associado à maior complacência da caixa torácica implica numa ventilação menos eficiente nos lactentes do que nos adultos.

(E) O diafragma do lactente possui apenas 25-30% de fibras tipo II, o que predispõe à fadiga, enquanto o do adulto possui 55%.

kids

Muda muuito!! O lactente não é um mini-adulto, longe disso. Diga ao seu professor de fisio neonatal que o lactente é um adulto em miniatura e espere para ver seu semblante mudar. Uns arregalam os olhos, outros olham ao longe com ar desolado, outros te encaram querendo eliminar sua pessoa.

Fisiologia do lactente é bem complicado, lembro de ter estudado isso recentemente mas ainda assim fiquei em dúvida nessa questão. Eu tenho material atualizado sobre esse assunto mas vou postar numa próxima. Como dica, pesquisem sobre as diferenças de semanas de gestação na ocasião do nascimento, pois há diferenças fisiológicas que inclusive influenciam no tratamento entre nascidos com 34 ou 38 semanas.

“A” e “C” são erradas. “B” correta. “D” e “E” complicadas, preciso dormir pra acordar cedo amanhã, me perdoem que essa vou postar assim mesmo, mas na próxima sobre esse tema vou zerar o assunto, mesmo que tenha que postar um caminhão de links. Bye.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

2 pensamentos sobre “VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 55

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s