VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 53

53. Frederico, gênero masculino, 55 anos encontra-se no 2.º dia de internação na unidade de terapia intensiva após ter sofrido acidente vascular encefálico. Frederico encontra-se na fase flácida e apresenta hemiplegia a E. Como o membro superior esquerdo deverá ser posicionado nessa fase?

(A) Discreta abdução do ombro, ligeira flexão de cotovelo e apoio do antebraço sobre um travesseiro e um rolinho na mão para prevenir contratura em flexão dos dedos.

(B) Abdução de ombro de 450, extensão do cotovelo e apoio do antebraço sobre um travesseiro e um rolinho na mão para prevenir contratura em flexão dos dedos.

(C) Adução de ombro, extensão de cotovelo e apoio do antebraço sobre um travesseiro e um rolinho na mão para prevenir contratura em flexão dos dedos.

(D) Adução de ombro, ligeira flexão de cotovelo e apoio do antebraço sobre um travesseiro e um rolinho na mão para prevenir contratura em flexão dos dedos.

(E) Abdução de ombro de 900, extensão do cotovelo e apoio do antebraço sobre um travesseiro e um rolinho na mão para prevenir contratura em flexão dos dedos.

i53

Para quem é fisioterapeuta em formação e ainda não passou pelo estágio obrigatório, a fase flácida é o acometimento inicial. O paciente não tem absolutamente nenhum controle sobre os movimentos de cotovelo, punho e dedos. A posição é mantida até que o paciente decida movimentar o membro superior não acometido para posicionar sua mão acometida.

Nesse quadro, a alternativa “A” é a mais gentil, a mais confortável. Nesse quadro clínico em especial, se você optou pela posição da alternativa “E”, lembre-se que ele tem uma mão que funciona muito bem, e quando você virar as costas seu Frederico vai voltar o braço para uma posição confortável, hehe😛 .

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

2 pensamentos sobre “VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 53

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s