VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 51

51. Mariana, 3 anos de idade, apresenta diagnóstico de paralisia cerebral espástica diparética. Durante a avaliação fisioterapêutica, foi observado que Mariana senta com retroversão pélvica, flexão da coluna lombar e aumento da cifose torácica, não realiza o semiajoelhado para atingir a posição em pé, deambula com apoio apresentando flexão, adução e rotação medial de quadris, flexão de joelho e pés em equino. Mariana realiza fisioterapia com base no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Quais as estratégias que esse conceito utiliza para inibir padrões posturais da atividade reflexa anormal e facilitar padrões posturais de movimento?

(A) Pontos chaves, reflexo de estiramento, co-contração (aproximação articular) e exercícios de fortalecimento muscular com resistência manual.

(B) Pontos chaves, tapping, co-contração (aproximação articular), estimulação das reações de endireitamento e equilíbrio nas diversas etapas do desenvolvimento motor.

(C) Reflexos de estiramento, resistência manual, estimulação das reações de endireitamento e equilíbrio nas diversas etapas do desenvolvimento motor.

(D) Reflexo de estiramento durante o arco de movimento, pontos chaves, tapping e co-contração (aproximação articular).

(E) Pontos chaves associados ao reflexo de estiramentos, estimulação das reações de endireitamento e equilíbrio nas diversas etapas do desenvolvimento motor.

i51

No método Bobath não há resistência manual, eliminando as alternativas “A” e “C”. Das demais alternativas, a “B” é completa e as alternativas “D” e “E” são propositalmente incompletas. Fácil de resolver essa.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s