VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 47

47. Paciente portador de artrite reumatoide, com fenômeno de Raynaud associado, teve um trauma na extremidade do dedo anelar. Nessa fase aguda da lesão, o fisioterapeuta deve evitar a utilização de que recurso terapêutico?

(A) Gelo.

(B) TENS.

(C) Laserterapia de baixa intensidade.

(D) Ultrassom pulsado de baixa intensidade.

(E) Corrente interferencial.

i47

Essa questão é uma cilada, uma armadilha. Em breve pretendo elaborar material sobre essas estratégias que as bancas utilizam e que a gente se mata de raiva quando confere o gabarito. Sim, já cai em várias dessas e ainda caio.

O ponto principal aqui é o fenômeno de Raynaud, apesar da controvérsia do US Pulsado em fase aguda, o que temos de mais acertado é que não se deve usar crioterapia em patologia arterial.

“O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual ocorre um exagero na resposta à temperatura fria. As manifestações clínicas do fenômeno de Raynaud são causadas pela vasoconstrição (estreitamento) dos vasos sanguíneos (artérias e arteríolas), que resulta na redução do fluxo sanguíneo para a pele (isquemia), enquanto a cianose (arroxeamento da pele) é causada pela diminuição da oxigenação nos pequenos vasos sanguíneos (arteríolas e capilares) da pele. A pele fica fria e gera uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose em dedos de mãos e pés. Algumas pessoas também sentirão a pele pálida e fria em orelhas, nariz, face, joelhos, e qualquer área exposta.

O fenômeno de Raynaud tipicamente se inicia após exposição ao frio ou após situação de estresse intenso em um ou vários dedos e depois progride simetricamente para todos os dedos das mãos. Sensação de formigamento ou amortecimento pode acompanhar as alterações de coloração dos dedos. Dor não é geralmente referida, a menos que o evento seja intenso e duradouro, com prolongada diminuição do fluxo sanguíneo para os dedos. O ataque geralmente termina com a normalização do fluxo sanguíneo para as extremidades. Um ataque geralmente termina 15 minutos após deixar uma área fria. A ocorrência de ulcerações digitais é um sinal de gravidade do fenômeno de Raynaud, e necessita de atenção médica.”

Referência:

Panfleto da Scleroderma Foundation, elaborado com o auxílio do Dr. Fredrick Wigley (Johns Hopkins University, Baltimore – EUA); tradução do Dr. Percival D. Sampaio-Barros (Universidade de São Paulo, São Paulo – SP).

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

4 pensamentos sobre “VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 47

  1. Mas não há controvérsias no uso do US PULSADO fase aguda. Não seria o modo contínuo? Agradeço a dedicação a esse blog! Show de bola, parabéns :***

  2. Engraçado, para mim não é pegadinha! Fenonimo de raynaud é igual a NUNCA use gelo!
    Na facul não aprendi isso, mas estudando para concursos! Tb nunca vi essa situação na pratica clínica!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s