FCC – TRT 3 2009 – Questão 57

57. Quanto à avaliação dos músculos respiratórios, é correto afirmar:

(A) O aumento da atividade dos músculos da respiração é um sinal clínico que está associado ao aumento da carga respiratória e é um indicador específico da fadiga muscular.

(B) O desempenho dos músculos da respiração é avaliado por meio da sua capacidade de resistir à fadiga.

(C) As pressões geradas no sistema respiratório dependem das forças geradas durante a contração muscular e das propriedades elásticas do pulmão.

(D) A fraqueza da musculatura respiratória causa diminuição dos volumes pulmonares, o que é motivado pelo aumento da resistência das vias aéreas.

(E) A pressão transdiafragmática é considerada o padrão ouro para avaliação da força muscular do diafragma e é muito utilizada na prática clínica.

i57

Essa é complicada.

Na “A”, nem sempre. A conclusão é falsa pois podemos ter aumento da atividade dos músculos respiratórios sem ter fadiga muscular.

Na “B”, enfim, talvez um aspecto ou outro possa ser avaliado como capacidade de resistir à fadiga. Mas é como aplicar os mesmos critérios para desempenho muscular de músculos de força, o que não é o caso.

A “C” é correta. Na inspiração os músculos contribuem para a insuflação do pulmão vencendo suas propriedades elásticas e na expiração, as característica retráteis do pulmão fazem com que ele retorne ao estado pré-inspiratório.

A primeira conclusão da alternativa “D” é correta, mas nem sempre a redução dos volumes pulmonares é causada pelo aumento da resistência nas vias aéreas.

Sobre a “E”, não tenho certeza se a avaliação da pressão transdiafragmática é ainda padrão-ouro para essa aferição, mas com certeza não é tão utilizada na prática clínica, se trata de um exame invasivo.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s