FCC – TRT 3 2009 – Questão 52

52. A insuficiência respiratória

I. aguda pode ser causada pelas alterações da capacidade de carreamento do oxigênio até as células, como ocorre em situações de choque, mesmo em pulmões normais.

II. é classificada quanto ao tempo de instalação da doença em aguda e crônica, podendo a forma aguda ocorrer em pacientes com pulmões previamente sadios ou se sobrepor a uma insuficiência crônica.

III. crônica tem instalação lenta e gera poucos sintomas devido aos mecanismos compensatórios que minimizam as alterações fisiopatológicas.

IV. hipoxêmica está invariavelmente associada à hipocapnia secundária e ao aumento do volume minuto.

V. aguda tem como alteração mais importante a redução da ventilação alveolar, definida como a porção da ventilação minuto que efetivamente alcança os alvéolos e participa das trocas gasosas.

Está correto o que se afirma em

(A) I, II, III, IV e V.

(B) I, II, III e V, apenas.

(C) II, IV e V, apenas.

(D) III, apenas.

(E) III, IV e V, apenas.

i52

Todas corretas, com exceção da alternativa IV.

A hipocapnia, ou seja, a hiperventilação, é o aumento da ventilação alveolar em vigência de produção constante de CO2 resulta numa diminuição da tensão alveolar de CO2 , pois o CO2 é eliminado dos pulmões pela ventilação aumentada, a diminuição de tensão de CO2 no organismo leva à alcalose respiratória, pois o CO2 é uma molécula geradora de ácido. A hipercapnia é uma ventilação alveolar inadequada para o nível metabólico, ou seja, hipoventilação, que resulta em elevação da tensão alveolar de CO2; quando ela excede o valor de 45mmHg, diz-se que existe hipercapnia. A hipoventilação usualmente se acompanha de hipoxia e produz um estado acidótico denominado acidose respiratória. A hipoxia ocorre quando os tecidos não recebem ou não podem utilizar o O2 em quantidade suficiente para suas atividades metabólicas normais. Por diluir o O2 presente nos alvéolos, a hipoventilação pode diminuir a tensão alveolar de O2.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Anúncios

Um pensamento sobre “FCC – TRT 3 2009 – Questão 52

  1. A hipercapnia é uma ventilação alveolar inadequada para o nível metabólico, ou seja, hipoventilação, que resulta em elevação da tensão alveolar de CO2; quando ela excede o valor de 45mmHg, diz-se que existe hipercapnia.ok
    A hipoventilação, ou seja, a hipercapnia, usualmente, acompanha-se de hipoxia e produz um estado acidótico denominado acidose respiratória.
    Aqui no caso não seria alcalose respiratória, Já que vc menciona acima que o oxigênio é ácido, pois se acontece uma hipoxia que é uma diminuição da concentração de CO2, então, seria uma alcalose, certo?
    Eu fiquei super confusa nesse comentário…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s