FCC – TRT 3 2009 – Questão 51

51. Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:

(A) Quando o concentrado de bicarbonato é menor que 22 mEq/L, o pH é menor que 7,30 e a PaCO2 está normal, a resultante é a acidemia metabólica descompensada.

(B) Quando os rins reduzem a excreção de bicarbonato, ocorre o aumento do bicarbonato seroso e o pH torna-se alcalótico.

(C) Os pulmões hipoventilam para auxiliar na correção da acidemia metabólica ou hiperventilam para auxiliar na correção da alcalemia metabólica.

(D) Quando os rins aumentam a excreção de bicarbonato, ocorre a redução do bicarbonato seroso e o pH torna-se acidótico.

(E) Quando a concentração de bicarbonato seroso é maior que 28 mEq/L, o pH é maior 7,50 e a PaCO2 está normal, a resultante é a alcalemia metabólica descompensada.

i51

Alternativas “A”, “B”, “D” e “E” são corretas. Observem que as alternativas “B” e “D” são complementares, bem como as alternativas “A” e “E” parecem ter saído “da mesma forma”.

Na alternativa “C” ocorre o contrário. Na acidemia metabólica o sistema de compensação promove uma hiperventilação. Na alcalemia metabólica o sistema de compensação promove uma hipoventilação. É a chamada regulação respiratória, que juntamente com o sistema tampão e a regulação renal compõe os sistemas de compensação dos desequilíbrios ácido-básicos.

É importante ressaltar que, quando há “excesso” de compensação, cria-se um novo distúrbio ácido-básico, oposto ao que o indivíduo tinha (ex: para compensar uma acidose metabólica, a pessoa respira demasiadamente rápido e inúmeras vezes, consumindo tanto H+ que começa a haver um excesso de bicarbonato na corrente sanguínea, e o quadro passa a ser alcalose de causa respiratória).

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s