FCC – TRT 3 2009 – Questão 39

39. Uma jovem de 17 anos fraturou a vértebra C7 em acidente de mergulho, há 2 meses. Apresenta sensibilidade intacta na cabeça, pescoço e parte lateral dos MMSS, e insensibilidade na parte medial dos MMSS, tronco, abaixo do ângulo esternal e nos MMII. Todos os movimentos da cabeça e ombros têm força normal, exceto os de extensão de ombro. Os flexores do cotovelo e os extensores radiais do punho têm força normal, e o restante dos músculos dos MMSS, do tronco e dos MMII não apresentam qualquer vestígio de movimentos voluntários. O sinal de Babinski está presente bilateralmente. Sem equipamento de adaptação, a jovem é incapaz de cuidar de si mesma. Com o uso do equipamento de adaptação, é capaz de comer, se vestir e atender a sua higiene, de forma independente. Usa cadeira de rodas. Não consegue, voluntariamente, controlar a bexiga e o reto. O objetivo da fisioterapia para essa paciente, além de evitar complicações secundárias à lesão, é

(A) fortalecer a musculatura íntegra de MMSS para auxiliá-la a tocar a cadeira de rodas em locais planos, desempenhar as atividades de alimentação e higiene de forma independente e manter a integridade articular nos MMII.

(B) fortalecer a musculatura íntegra de MMSS e tronco superior, visando ao ganho de controle de tronco, e manter a integridade articular nos MMII.

(C) fortalecer a musculatura de tronco superior e treinar a deambulação com equipamento adequado.

(D) manter a integridade articular.

(E) adaptar o equipamento para possível marcha.

i39 (2)

Marcha para lesado medular em C7 pode ser descartada como objetivo terapêutico. Apenas manter a integridade muscular em paciente com controle muscular parcial em MMSS é pouco. Eliminamos “C”, “D” e “E”.

Na “B”, controle de tronco em lesado medular C7 também não pode ser um objetivo terapêutico.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s