Dicas sobre resumos

andar

No momento os colaboradores são poucos, beeeem poucos, para dizer a verdade são 3, mas para uma semana dessa iniciativa acho bem satisfatório.

Em breve vou conseguir o suficiente para, caso necessário, começar a investir para aprimorar e elaborar formas de facilitar a assimilação do conteúdo exigido para concursos, que é bem amplo. Podemos dizer que é todo o conteúdo da graduação e mais um pouco.

Essa semana vou disponibilizar um resumo de neuroanatomia. Comecei a fazer resumos quando fiz uma prova em Suzano, em 2011, e tive dificuldade numa questão de anatomia  e tinha o resumo dobradinho no meu bolso. Levei para estudar no ônibus a caminho da prova. Pensei em pedir para ir ao banheiro e desonestamente ver a resposta, mas por algum motivo não quis fazer isso. Orgulho-me desse momento e tenho certeza que isso foi fundamental para que eu memorizasse muita coisa para as provas que fiz depois, afinal, como colocar no bolso o resumo de todo o conteúdo da graduação? Impossível, né!?

Mas há um lugar que podemos guardar esses resumos para colar na prova, e que o edital permite! Nosso cérebro é capaz de armazenar o conteúdo de milhares de bolsos. E não temos milhares de pernas…

Para tanto, existem algumas técnicas, como mapas mentais e outros atalhos. Não sou bom nessas coisas, admito, mas pretendo elaborar conteúdos baseados nesses métodos de memorização e aprendizado.

Mas a primeira postagem será apenas o meu resumo, que afinal só tem significado para mim, que elaborei. Portanto, para iniciarmos essa forma de aprendizado, gostaria que vocês colaboradores elaborassem resumos de neuroanatomia, contendo sistema nervoso central, sistema nervoso periférico e neuroanatomia celular.

Depois confrontem com o meu resumo, que já está na página 12. É quase uma apostila. Dessa forma vocês terão um resumo pessoal que fará sentido e ajudará na semana anterior ao certame que vocês prestarem. Devo disponibilizar esse resumo na quarta-feira.

Mas quem passar na minha frente em alguma prova de tribunal vai ter me doar um ano do salário.. humpf!

Deixe uma resposta

