Aeronáutica – EAOT 2002 – Questão 22

22 – Em crianças com menos de 5 anos de idade, as provas (testes) manuais de função muscular representam um desafio para os fisioterapeutas. Com relação à afirmativa acima, NÃO é correto afirmar que

a) a quantidade de resistência a ser aplicada para obter um grau normal ou bom pode ser determinada seja observando a criança, seja determinando a capacidade da criança em movimentar-se contra a resistência de um pequeno peso colocado sobre a extremidade ou uma parte corporal da mesma durante o movimento.

b) um grau regular é definido como a capacidade do músculo ou do grupo muscular em movimentar uma parte através da amplitude completa do movimento contra a gravidade (movimento vertical).

c) um método alternativo de descrever a força muscular consiste em caracterizar a fraqueza em um grupo muscular como mínima, ligeira, moderada ou severa.

d) os músculos isolados são graduados durante a avaliação funcional que envolve movimentos induzidos ou durante as atividades lúdicas.

i22

Inicialmente, sem pensar muito, é fácil escolher a alternativa “C” aqui. Mas como forma alternativa de se avaliar pode até estar correto. Alternativa “A” OK, é importante observar crianças pequenas antes de um teste de resistência. Na “B”, tudo certo, inclusive essa alternativa valida a “C”.

Mas a alternativa “D” é indefensável. Impossível avaliar isoladamente um músculo em atividades funcionais ou lúdicas, pois veremos a ação desse músculo e a dos sinergistas também. Em testes específicos já não é simples isolar um músculo apenas, imaginem durante uma atividade funcional em que todos os músculos do segmento trabalham para executar movimentos articulares variados. Não há como.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s