VUNESP – IAMSP/PREVENIR 2011 – Questão 27

27. O método que utiliza a técnica de manipulação de pacientes que força um movimento próximo ao limite de amplitude com impulso repentino (thrust) é

(A) Kabat.

(B) Bobat.

(C) McKenzie.

(D) Maitland.

(E) Klapp.

MANIPULAÇÃO CERVICAL

Por dr. Allyson Bernardo dos Santos

Vamos descrever técnica por técnica resumidamente. Primeiramente vamos começar pela correta.

Método de Maitland:

Há duas formas de manipulação: oscilações rítmicas em diferentes posições da amplitude de movimento e os impulsos manipulativos (thrust) próximos ao limite da amplitude de movimento.

Porém é importante lembrar que as técnicas de mobilização devem ser dominadas antes que se tente a manipulação.

Ao executar as técnicas, deve-se prestar atenção em muitos detalhes como posicionamento, ritmo do movimento, velocidade, graduação dos movimentos, contato das mãos, modificação das estruturas do paciente. O fator mais importante para alcançar a mobilização efetiva e aprender a perceber ou sentir o movimento.

As técnicas de tratamento podem ser usadas em dois conjuntos básicos de circunstancias: o tratamento da rigidez ou da dor. A opção de técnica dependerá do objetivo.

Métdo de Kabat:

Contato manual ativando exteroceptores, direcionar o movimento que deverá ser realizado pelo paciente, comandos verbais que é importante na técnica. Falar ao paciente o que ele deve fazer e como deve fazer, usar de comandos claros e objetivos, de fácil compreensão para o paciente. Orientação visual também é muito importante, acompanhar o movimento que está sendo realizado.

Realizar o alongamento máximo que terá como resposta a ativação do sistema de alerta, sistema ativador reticular, onde o paciente voltará sua atenção para o membro que está sendo trabalhado, reflexo de estiramento, tração ou aproximação do membro do paciente, resistência máxima – potencializa a ação das fibras e fortalece o músculo.

Método de Bobath:

O princípio do Conceito Bobath é a inibição dos padrões reflexos anormais e a facilitação dos movimentos normais. No Conceito Bobath, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. O objetivo é facilitar o movimento motor e inibir movimentos e posturas anormais, sendo uma abordagem para a avaliação e tratamento do indivíduo com distúrbios de movimento, função e controle postural, devido a uma lesão do sistema nervoso central.

O objetivo principal do tratamento é estimular e aumentar a capacidade do individuo para realizar o movimento funcional o mais próximo da normalidade possível. Os Movimentos normais não podem ser obtidos, se o individuo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada. O objetivo do tratamento é ajudar o individuo a mudar suas posturas e seus movimentos anormais para que ele seja capaz através de uma maneira confortável a se adaptar ao ambiente e desenvolver uma melhor qualidade de realizar suas atividades funcionais.

Método McKenzie:

A abordagem McKenzie enfatiza a educação e o envolvimento ativo do paciente. O componente educacional dá ao paciente informação sobre o seu problema, de acordo com suas preocupações e necessidades; e sobre o papel que o exercício tem na restauração da função normal. No componente de terapia mecânica ativa, ensina-se ao paciente como fazer os exercícios específicos, as posições e as correções da postura estática e dinâmica que se mostraram, durante a avaliação mecânica, como tendo efeito terapêutico direto. Os pacientes também aprendem a evitar, durante o tratamento, os movimentos, posturas e atividades que claramente pioram a sua condição.

Método Klapp:

O método Klapp é uma técnica antiga que é utilizada na prática clínica e, no entanto, pouco pesquisada. Consiste em alongamento e fortalecimento da musculatura do tronco por meio de posições em gatas e joelhos semelhantes aos quadrúpedes.

– Dispor a coluna vertebral em paralelo ao solo para efetivar a distribuição da ação gravitacional;

– A mobilidade lateral da coluna vertebral é facilitada a posição quadrupede;

– Utilizando joelheiras e almofadas para as mãos.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s