CESPE – STJ 2015 – Questões 55 a 58

Entre os recursos amplamente utilizados pela fisioterapia para ganho de força muscular inclui-se a estimulação elétrica neuromuscular de baixa frequência, que

55 utiliza corrente elétrica despolarizada com pulso assimétrico bifásico, retangular e balanceado. Esses pulsos são capazes de estimular fibras de grosso calibre (tipo A), que, ao estimularem o corno posterior da medula, impedem que os estímulos provenientes das fibras de menor calibre (tipo C) atinjam o tálamo.

—————————————————————————————————————————

56 tem como base terapêutica a aplicação de corrente elétrica sob a pele, o que produz contração muscular por ativação de neurônios motores. A dose terapêutica deve ser inferior ao limiar doloroso para não causar desconforto ao paciente.

—————————————————————————————————————————

57 utiliza corrente elétrica pulsada, com frequência de pulso superior a 50 Hz, capaz de gerar excitabilidade, despolarização muscular e contração muscular cíclica ao atingir o tecido musculoesquelético.


58 gera contração muscular involuntária por meio de corrente elétrica de baixa frequência. Nesse tipo de estimulação elétrica, garante-se ação em tecidos profundos pela aplicação de duas correntes de média frequência.

5 pensamentos sobre “CESPE – STJ 2015 – Questões 55 a 58

    • 57 utiliza corrente elétrica pulsada, com frequência de pulso SUPERIOR a 50 Hz, capaz de gerar […]

      Mas as correntes de baixa frequência não são de 1 a 1 000 hz ? Como pode ser superior a 50 hz?

    • pq no enunciado pede de baixa frequência (1-1000), na questão 57 fala “acima de 50hz” posso interpretar uma frequência de 1001 (pois é acima de 50hz) sendo já na faixa de correntes de média frequência ( 1000 – 100 000) e não de baixa. Ou to confundido tudo?

      • Sim, mas mesmo que você considere uma frequencia de 100000000hz, não é errado dizer que acima de 50hz é baixa frequência. Esse é o lance da CESPE, considera as afirmações ao pé da letra, e não possibilidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s