FCC – TRE 13 2007 – Questão 24

24. Estão corretamente correlacionados os pares cranianos as suas funções:

(A) III – movimento dos músculos faríngeos e laríngeos, V – tato da face e músculos da mastigação, VII – movimentos da expressão facial.

(B) III – movimento ocular e palpebral, V – movimento ocular, VII – sensibilidade e movimentos da face.

(C) III – movimento ocular e palpebral, V – sentidos da audição e equilíbrio, VII – movimentos da língua.

(D) III – movimento ocular e palpebral, V – tato da face e músculos da mastigação, VII – movimentos da expressão facial.

(E) III – movimento dos músculos faríngeos e laríngeos, V − sentidos da audição e equilíbrio, VII – sensibilidade da face.

prisaodamente

Por dra Isabela Oliveira Guedes Ribeiro

Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encéfalo. São 12 pares de nervos cranianos, numerados em sequência crânio-caudal:

I- Olfatório: conduzem impulsos olfatórios das fossas nasais ao bulbo olfatório; é exclusivamente sensitivo.

II- Óptico: conduzem impulsos visuais da retina ao corpo geniculado lateral; é exclusivamente sensitivo.

III- Oculomotor: é um nervo motor dos olhos; controla a maioria dos movimentos oculares extrínsecos, pois inerva quase todos os músculos extrínsecos do bulbo ocular, que são os seguintes: elevador da pálpebra superior, reto superior, reto inferior, reto medial e oblíquo inferior.

IV- Troclear: inerva o músculo oblíquo superior do olho (um dos músculos extrínsecos do bulbo ocular); é motor.

V- Trigêmeo: é um nervo misto (sensitivo e motor). A raiz sensitiva é dividida em 3 ramos: oftálmico, maxilar e mandibular, os quais são responsáveis pela sensibilidade geral de grande parte da cabeça. As fibras da raiz motora inervam os músculos mastigadores (temporal, masséter, pterigoideo lateral, pterigoideo medial, milo-hiódeo e o ventre anterior do músculo digástrico), sendo responsáveis pelo controle da mastigação.

VI- Abducente: inerva o músculo reto lateral do olho (um dos músculos extrínsecos do bulbo ocular); é motor.

VII- Facial: é misto: controla os músculos da expressão facial, as glândulas lacrimal, sublingual e submandibular, e recebe a sensação gustativa dos dois terços anteriores da língua. Este é o nervo acometido na paralisia de Bell ou paralisia facial periférica.

VIII- Vestibulococlear: é exclusivamente sensitivo. É constituído de duas porções: a porção coclear relacionada com a audição, e a porção vestibular relacionada com o equilíbrio.

IX- Glossofaríngeo: é misto: as fibras sensitivas são responsáveis por receber percepções gustativas no 1/3 posterior da língua e sensoriais da faringe, da úvula, tonsila, tuba auditiva, além do seio e corpo carotídeos; as fibras motoras inervam indiretamente a glândula parótida.

X- Vago: também chamado de nervo pneumogástrico, é o maior dos nervos cranianos. É misto: responsável pela inervação parassimpática de grande parte das vísceras torácicas e abdominais, e pela invervação de músculos da laringe e faringe; conduz impulsos sensitivos originados na faringe, laringe, traqueia, esôfago, vísceras do tórax e abdome.

XI- Acessório: é motor: inerva os músculos trapézio e esternocleidomastóideo (ECOM), além de músculos da laringe e vísceras torácicas em conjunto com fibras do nervo vago.

XII- Hipoglosso: é motor, responsável pela motricidade da língua, pois inerva os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua.

Diante de toda essa explicação, fazer a questão fica fácil, está correta a alternativa “D”. Só não é fácil memorizar cada nervo e sua função, mas é preciso ler várias vezes e tentar entender cada trajeto do nervo, isso ajuda a memorizá-los.

A imagem abaixo resume os pares de nervos cranianos:

24a

Referência: Machado, Angelo. Neuroanatomia Funcional. 2.ª edição. São Paulo: Editora Atheneu. 2000.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D.

Alternativa que indico após analisar: D.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s