FCC – TRT 23 2007 – Questão 54

54. A força dos músculos respiratórios é medida através da pressão inspiratória máxima (Pimáx) e da pressão expiratória máxima (Pemáx). As medidas de Pimáx e Pemáx são realizadas a partir

(A) da capacidade pulmonar total e capacidade residual funcional.

(B) da capacidade residual funcional e capacidade vital.

(C) do volume residual e capacidade pulmonar total.

(D) do volume residual e capacidade vital.

(E) do volume corrente e volume de reserva inspiratório.

79_g

Para se aferir a pressão inspiratória máxima, o terapeuta deve considerar partir do volume residual, pois dessa forma não há ar armazenado de forma voluntária antes do teste, o que não garantiria um resultado exato.

E do outro lado, para se medir a pressão expiratória máxima, o terapeuta deverá considerar partir da capacidade pulmonar total, pois dessa forma não há potencial de inspiração inutilizado, o que poderia comprometer o resultado do teste.

As manobras clássicas de avaliação da força muscular respiratória são aquelas nas quais os sujeitos geram esforços inspiratórios (PImáx) (manobra de Mueller) e expiratórios estáticos máximos (PEmáx) (manobra de Valsalva) contra uma peça bocal ocluída, gerando, assim, as pressões respiratórias estáticas máximas (PRM) (ATS/ERS, 2002; SOUZA, 2002). As mensurações das PRM são rápidas e não invasivas, sendo a PImáx o teste mais utilizado para avaliar a força dos músculos inspiratórios e a medida da PEmáx o único teste disponível para a avaliação da força dos músculos expiratórios (SOUZA, 2002). Entretanto, apesar de essa medida ser simples, constitui-se em um teste volitivo, o que pode levar a imprecisão das avaliações e, consequentemente, a um diagnóstico incorreto (ATS/ERS, 2002; SOUZA, 2002). Segundo Aldrich e Spiro (1995), valores reprodutíveis da PImáx não garantem esforços máximos. Dessa forma, valores baixos podem refletir uma real fraqueza muscular ou uma perda de motivação e/ou coordenação do sujeito em teste (ALDRICH; SPIRO, 1995; ATS/ERS, 2002; SOUZA, 2002).

https://questoesdefisiocomentadas.wordpress.com/2014/11/23/vunesp-camara-de-sao-paulosp-2007-questao-34/

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s