FCC – TRT 23 2007 – Questão 53

53. É INCORRETO afirmar:

(A) O pneumotórax é definido como o acúmulo de ar dentro do espaço pleural.

(B) O pneumotórax espontâneo pode ser primário ou secundário. O primário é causado pela ruptura de bolhas de enfisema, e o secundário pela ruptura de bolhas subpleurais em pacientes sem doença pulmonar aparente.

(C) O quadro clínico de pneumotórax é caracterizado por dor torácica súbita no lado afetado, associado à dispnéia e hipoxemia, além de taquicardia, hipertimpanismo à percussão torácica e diminuição da ausculta pulmonar.

(D) O pneumotórax hipertensivo leva à compressão das estruturas mediastinais, diminuindo o retorno venoso e comprimindo as câmaras venosas cardíacas.

(E) O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo da extensão do Pneumotórax. Uma vez que se proceda à drenagem pleural, o fisioterapeuta tem como um dos objetivos principais a reexpansão pulmonar.

Pneumotorax

Alternativas “A”, “C” e “E” corretas e perfeitas.

Aqui eu teria marcado a alternativa “D” como provável alternativa correta, já que pode parecer meio que um absurdo um pneumotórax comprimir as câmaras cardíacas, no entanto é isso mesmo que ocorre.

As principais conseqüências fisiológicas dependem da magnitude do pneumotórax, da condição do pulmão subjacente e do nível tensional, que ocasionam restrição à ventilação pulmonar. Ocorre uma redução dos volumes pulmonares, da capacidade vital e de difusão, da complacência pulmonar e da pressão alveolar de oxigênio (PaO2). Quando os níveis tensionais no interior da cavidade pleural se elevam acima da pressão atmosférica, se instala um quadro de pneumotórax hipertensivo que ocorre por um mecanismo, provavelmente, valvular e unidirecional. Há desvio do mediastino para o lado contralateral, pinçamento das veias cavas com obstrução do retorno venoso ao coração, diminuição do débito cardíaco, dispnéia, hipoxemia e choque circulatório. Uma rara complicação deste quadro é a Síndrome de Horner, devido à tração sobre o gânglio simpático, produzida pelo desvio do mediastino.

http://www.mediafire.com/download/csgks669bunoxnb/2006+Pneumotorax.pdf

http://www.mediafire.com/download/u4rkt1e0h3o1ova/2014+Pneumotorax.pdf

 

https://questoesdefisiocomentadas.wordpress.com/tag/pneumotorax/

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s