FCC – TRT 6 2007 – Questão 41

41. Um paciente que sofreu um acidente vascular encefálico decorrente de uma obstrução da artéria cerebral anterior direita, pode apresentar como sequela

(A) hemianopia homônima, hemiplegia e perda sensorial no hemicorpo esquerdo.

(B) alterações da personalidade, hemiplegia e perda sensorial no hemicorpo direito.

(C) alterações da personalidade, hemiplegia e perda sensorial no hemicorpo esquerdo.

(D) hemiplegia, perda sensorial no hemicorpo esquerdo e perda da função espacial.

(E) hemianopia homônima, hemiplegia e perda sensorial no hemicorpo direito.

CERE

Por dr Allyson Bernardo dos Santos

Artérias e suas síndromes clínicas:

Artéria Cerebral Anterior: Hemiparesia contralateral, mais acentuada no membro inferior; perda sensorial contralateral; alterações do funcionamento esfincteriano anal e vesical; manifestações mentais, que são mais nítidas e estáveis se o AVC for bilateral; alterações do comportamento, se o AVC do lobo frontal for intenso.

Artéria Cerebral Média: Afasia (quando o hemisfério dominante é lesado); hemiplegia e/ou hemiparésia contralateral, mais acentuada na face e membro superior; hemianopsia homônima; hemi-hipostesia; apraxia e alexia.

Artéria Cerebral Posterior: Síndromes sensoriais talâmicos; alterações de memória (lesão bilateral); hemianopsia homónima; síndrome de Anton: cegueira cortical, provocada por lesão bilateral dos lobos occipitais associada a agnosia; dislexia sem agrafia; hemiplegia fugaz e ataxia.

Artéria Carótida Interna: Hemiplegia contralateral com hemihipostesia e afasia (quando o hemisfério cerebral dominante é lesado); isquemia retiniana com obnubilação ou perda da visão no olho homolateral; inconsciência no momento da oclusão.

Artéria Basilar: Hemiplegia contralateral ou tetraplegia; paralisia facial; disartria e disfagia; síndrome de Hormes homolateral; perda de consciência e presença de vertigem.

Artéria Vértebro-basilar: Sinais de lesão de nervos cranianos e de conexões cerebelosas homolaterais com sinais sensitivos e motores nos membros contralaterais; síndrome de Weber (lesão localizada nos pedúnculos cerebrais); paralisia homolateral do nervo óculo-motor comum e hemiplegia contralateral.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s