VUNESP – SOROCABA/SP 2010 – Questão 11

11. Assinale a alternativa que apresenta os órgãos receptores sensoriais envolvidos no arco reflexo do controle da função muscular:

a) Órgão tendinoso de Golgi e fuso neuromuscular

b) Órgão tendinoso de Golgi e corpúsculo de Rufini

c) Órgão tendinoso de Golgi e corpúsculo de Paccini

d) Fuso neuromuscular e corpúsculo de Rufini

e) Fuso neuromuscular e corpúsculo de Paccini

Essa foi a primeira prova de concurso de fisio que fiz. Em 2010 eu acabara de me formar e estava começando a estudar para concurso. Embora o estudo do último ano de faculdade seja massacrante, quem é formado sabe como é, eu já havia percebido que estudar para concurso era diferente, e comecei a fazer resumos. Hoje ainda tenho 5 pastas-calhamaços de resumos, a maioria escrita a mão.

Guardo essa prova ainda, e vou inclusive comentar o que eu respondi naquela época. É impressionante como eu era ruim…respondi coisas nessa prova que hoje fico tentando entender como eu pude ser tão ingênuo. Eu vi pegadinha onde não tinha e cai em pegadinhas óbvias, sem falar os erros por desconhecimento do conteúdo. Comentarei as questões dessa prova pontualmente, usando desse viés retroativo,

Minha resposta na ocasião: Correta. Essa acertei.

Nessa prova fui classificado, mas era só uma vaga e fiquei em 111º. Sim, centésimo décimo primeiro…se fiquei triste!? Coisa nenhuma!!! Sabia que ter três números um na minha classificação era bom sinal!😛

Ja comentei esse tema, então reposto.

Receptores Sensoriais Musculares: Fusos Neuromusculares e Órgão Tendinoso de Golgi –
Estes receptores sensoriais informam a todo momento o córtex do que esta acontecendo na periferia, isto é, do estado de cada músculo e tendão. O feedback para a medula (músculo – medula) é necessário para que não haja lesões musculares. As informações que ascendem para o córtex são: comprimento das fibras musculares, tensão aplicada ao músculo e tendão e dinâmica do movimento.

Tanto o fuso neuromuscular quanto o órgão tendinoso de Golgi informa o córtex, cerebelo, medula e tronco encefálico sobre o estado atual de cada estrutura.

1. Fusos Neuromusculares: informam o córtex sobre o comprimento da fibra muscular e sua velocidade de alteração.

2. Órgão Tendinoso de Golgi: informam o córtex sobre a tensão nos tendões e sobre a velocidade de alteração da tensão.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

