FCC – TRT 23 2007 – Questão 43

43. Um paciente com lesão no décimo segundo segmento torácico apresenta total controle

(A) da musculatura abdominal e virtualmente total controle dorsal, total controle dos membros superiores e não apresenta independência nas atividades de vida diária.

(B) dos membros superiores, possui total independência nas atividades de vida diária, não apresenta total controle da musculatura abdominal e virtualmente total controle dorsal.

(C) da musculatura de tronco e controle parcial na musculatura de membros inferiores.

(D) da musculatura abdominal, virtualmente total controle dorsal, total controle dos membros superiores e deve apresentar total independência nas atividades de vida diária.

(E) da musculatura do quadril, controle da musculatura de tronco, o que possibilita total independência da marcha deste paciente com dispositivo de auxílio.

caminha

Essa questão me deu um nó. A “B” é contraditória, podemos eliminá-la. “C” e “E” são erradas por ignorarem o comprometimento decorrente de lesão em T12.

As descrições das alternativas “A” e “D” são corretas, mas o ponto nebuloso é dizer que um paciente que não tem controle de MMII possui independência para AVDs.

Com controle de MMSS e tronco as atividades de higiene pessoal, transferências da cadeira para a cama e todo o resto é viável, mas isso configura uma total independência? O correto seria definir como independência total com adaptações e uso de meios auxiliares de locomoção.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

6 pensamentos sobre “FCC – TRT 23 2007 – Questão 43

  1. porque a b é contraditória ????,, eu fiquei na duvida entre ela e a d , a A eu já eliminei de cara pelo mesmo ponto obscuro que vc levantou ??? gostaria de saber só p ficar bem claro quase desenhado kkk

  2. Nesta questão, eu entraria com recurso.
    Marcaria letra “A”, pois a alternativa “D” fala em TOTAL independência, mas acho que poderia citar adaptações, como já foi falado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s