FCC – TRT 23 2007 – Questão 25

25. A frequência da corrente interferencial é de

(A) 4.000 Hz

(B) 2.500 Hz

(C) 1.000 Hz

(D) 100 Hz

(E) 50 Hz

interferencial

Na imagem, observa-se o método tetrapolar de aplicação, onde o local da dor não fica embaixo do eletrodo, mas angulado, como na imagem. Essa é a corrente russa são minhas favoritas para eletroterapia.

A Corrente Interferencial é o fenômeno que ocorre quando se aplicam duas correntes de média frequência, com amplitude modulada em baixa frequência, para finalidades terapêuticas no mesmo ponto ou série de pontos de um determinado meio, com frequências levemente diferentes, essas correntes irão interagir entre si. Em decorrência da interferência das ondas, as amplitudes das correntes são somadas algebricamente e surge uma nova onda com freqüência igual à média aritmética das duas frequências (MARTIN, 1998).

Este tipo de estimulação denomina-se interferencial porque as freqüências presentes na onda modulada vão interferir na transmissão de sinais de dor ao nível da medula espinhal, podendo reduzi-los, ou até mesmo bloqueá-los, apresentando, assim, um caráter sedativo na sua utilização (MATIAS, 2002).

De acordo com MARTIN, 1998, a impedância da pele à eletricidade é inversamente proporcional à frequência da corrente elétrica, no entanto, acredita-se que as correntes de média frequência, associadas à resistência relativamente baixa da pele, sejam mais agradáveis que as correntes de baixa frequência. Sendo assim, verifica-se que, com a utilização de uma média frequência, é possível uma penetração mais tolerável da corrente através da pele (MARTIN, 1998).

LOW & REED, 2001, concluem que a utilização de correntes de média frequência passa muito mais facilmente através da pele do que correntes de baixa freqüência devido à impedância mais baixa oferecida pelos pulsos elétricos muito curtos.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s