FCC – SESA/BA 2005 – Questão 64

64. O tratamento fisioterapêutico de pacientes com artrite reumatóide tem como objetivos

(A) manter e melhorar a amplitude articular e a força muscular, realizar proteção articular, conservação de energia e manutenção da função motora, conhecendo a cronaxia e a reobase de cada músculo.

(B) controlar a dor, melhorar e manter a amplitude articular e a força muscular, realizar eletrodiagnóstico para escolher a corrente elétrica adequada ao paciente, promover proteção articular e conservação de energia.

(C) controlar a dor, melhorar e manter a amplitude articular e a força muscular, melhorar a função cardiorrespiratória, proteção articular, conservação de energia e manutenção da função motora.

(D) realizar mudanças de decúbito, medidas de proteção articular e conservação de energia, melhorar a função cardiorrespiratória e promover a colocação de próteses metálicas.

(E) controlar a dor, melhorar e manter a amplitude articular e a força muscular, realizar iontoforese com substâncias vasodilatadoras, realizar medidas de conservação de energia e manutenção da função motora.

artrite-reumatoide

As alternativas “A” e “B” dão uma viajada quanto ao uso e necessidade de conheciment teórico da eletroerapia, A “D”, mudanças de decúbito não tem nada a ver. A sobre a “E”, fico em dúvida sobre substâncias vasodilatadoras, principalmente no que se refere à prescrição prévia de um fármaco. A “C” é a mais razoável entre as cinco, com exceção da afirmação “melhorar a função cardiorrespiratória”. Por quê digo isso? Porque para estabelecermos um objetivo temos que ter realizado uma avaliação, nem todo paciente com AR necessita de melhorar a capacidade cardiorrespiratória.

Da forma como foi colocado nessa alternativa fica como uma conduta obrigatória nessa patologia.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s