FCC – SESA/BA 2005 – Questão 38

38. A escala de Vignos tem por objetivo avaliar os graus de funcionalidade dos membros superiores e inferiores em

(A) esclerose lateral amiotrófica.

(B) distrofia muscular de Duchenne.

(C) distrofia muscular do tipo cinturas.

(D) esclerose múltipla.

(E) doença de Huntington.

Happy kids jumping

As Escalas de Vignos, Egen Klassifikation e MFM se destacam no diagnóstico da Distrofia Muscular de Duchenne, pois permitem avaliações objetivas referentes à função motora – tanto para atividades de locomoção quanto para as de vida diária – ao quadro respiratório instalado e se lida com o indivíduo como um todo, além de serem atualmente as mais citadas na literatura.

A escala de Vignos foi elaborada por Vignos e Archibald em 1960, modificada em parceria com Spencer em 1963 e modificada pela segunda e última vez por Gardner-Medwin e Walton em 1974. É composta por 11 itens a ser pontuados, entre 0 e 10 pontos. Quanto maior a nota obtida, pior é o desempenho funcional. A escala fornece dados de forma classificatória por meio do desempenho de funções motoras, graduando por fases o estadiamento da doença. Esta escala é tida como padrão ouro e tornou-se muito utilizada para avaliar a progressão da doença, por tratar-se de um método simples e de fácil aplicação.

Porém um estudo, realizado com 15 crianças entre 6 e 10 anos, envolvendo o ato de subir escadas, levantar da cadeira, entre outros, mostrou limitações no resultado da escala, pois a mesma não apresenta detalhes sobre a realização da função, não avaliando as alterações e compensa- ções realizadas durante a execução do movimento.

Para analisar a influência das órteses nos membros inferiores, um estudo feito com pacientes portadores de distrofias musculares, que inclui a DMD, com meninos em média de 12 anos, utilizou a escala de Vignos para avaliar a funcionalidade dos membros inferiores. Demonstrou-se uma aplicação rápida e sem maiores dificuldades. Nesta, 28,5% dos pacientes foram classificados em grau 9 e 2,8% entre grau 6 e 8, não foi aplicada em pacientes que não utilizavam órteses. Averiguando a importância da indicação de órteses , pois o seu uso previne deformidades.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s