FCC – Prefeitura de Santos 2005 – Questão 46

46. A técnica da inibição recíproca, utilizada no alongamento muscular, prevê que deve ser realizado

(A) inibição da musculatura agonista do músculo que se quer alongar.

(B) inibição da musculatura antagonista do músculo que se quer alongar.

(C) excitação da musculatura agonista do músculo que se quer alongar.

(D) inibição de agonistas e antagonistas sinérgicos.

(E) excitação de agonistas e antagonistas sinérgicos.

DECIFRAR

As alternativas “D” e “E” obviamente são incorretas, num caso são relaxamento muscular e no outro contração isométrica.

Na inibição recíproca, podemos dizer que ocorre o que está nas alternativas “B” e “C”, mas se for necessário definir numa frase esse termo, sera a “B”, inibição dos antagonistas mesmo.

No entanto a banca aqui, de forma muito inteligente, pergunta especificamente sobre a musculatura que se está alongando, então a inibição recíproca nos ajuda nesse caso específico inibindo a musculatura que alonga, ou seja, inibindo o agonista do movimento, alternativa “A”. Interessante, não!?

Se a banca estivesse se referindo a definições, a alternativa “a” estaria errada. Mas aqui se fala do próprio músculo que alonga.

Essa vai para a categoria “pegadinhas das organizadoras”, com louvor.

Principais estruturas envolvidas no alongamento muscular:

– Fuso muscular: estrutura que pode ser de dois tipo, em cadeia nuclear e bolsa – nuclear; na verdade são receptores “mergulhados” nos músculos e sensíveis à diferença de tamanho no músculo;

– Fibras intrafusais: fibras dispostas nos pólos do fuso;

– Neurônio eferente gama: fibra nervosa eferente que inerva as fibras intrafusais;

– Neurônio eferente alfa: fibra nervosa eferente que inerva as fibras musculares extrafusais.

O fuso muscular é sensível a mudança de comprimento, seja no alongamento ou encurtamento. Este receptor é o principal responsável pelos efeitos neurofisiológicos evidenciados. Ao alongamento, o fuso muscular, sensibilizado, envia ao sistema nervoso central (SNC), através de fibras aferentes, informações sobre o grau de alongamento sofrido pelo músculo. Em contrapartida, informações são enviadas através do neurônio efetor alfa para que haja contração das fibras extrafusais, que estão ao redor do fuso, para devolver o tônus normal ao músculo alongado, fato que parece interferir no alongamento.

Ao mesmo tempo que o neurônio motor alfa é ativado, um outro neurônio também é, o interneurônio, que é inibitório. Sua ação inibitória será exercida no neurônio motor alfa do músculo antagonista, sendo este o reflexo de estiramento ou miotático ou inibição recíproca.

Dessa forma, enquanto o músculo agonista é ativado (em pouca intensidade durante o alongamento) o antagonista é inibido, minimizando assim o reflexo de estiramento.

Outros receptores envolvidos é o órgão tendinoso de golgi (OTG). Estes estão presentes na junção miotendinosa e monitoram a tensão muscular. São do tipo capsulado e transmitem informação através das fibras sensitivas do tipo Ib. Ao alongamento esses receptores são estimulados e, através da sinapse com o interneurônio inibitório, é mediado a cessação do estímulo para o próprio músculo, desencadeando o reflexo miotático ou de estiramento inverso, ou inibição autógena. Em virtude desse fenômeno, o músculo pode sofrer um relaxamento, o que equilibra a ação de aumento de tônus no reflexo de estiramento.

Essas são as explicações pelo qual o flexionamento facilitado pode ser usado de maneira efetiva. Facilitado por se utiliza de efeitos neurofisiológicos mediado pelos receptores musculares e tendinosos, podendo ser denominada de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora:A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s