FCC – Prefeitura de Santos 2005 – Questão 40

40. Em pacientes que apresentam condições normais de saúde, a coagulação dos vasos que se rompem após uma lesão aguda, tipo entorse de tornozelo, ocorre dentro de

(A) 5 minutos.

(B) 15 minutos.

(C) 30 minutos.

(D) 40 minutos.

(E) 120 minutos.

paula

Se a coagulação demorasse duas horas ou mais de meia hora seria um problema sério. Hilárias essas alternativas. A grande duvida deve ficar entre 5 ou 15 minutos.

Em um indivíduo normal, a coagulação é iniciada dentro de 20 segundos após a lesão ocorrer ao vaso sanguíneo causando dano às células endoteliais. As plaquetas formam imediatamente um tampão plaquetário no local da lesão. Essa é a chamada hemostasia primária. A hemostasia secundária acontece quando os componentes do plasmachamados fatores de coagulação respondem (em uma completa cascata de reações) para formar fios de fibrina, que fortalecem o tampão plaquetário. Ao contrário da crença comum, a coagulação a partir de um corte na pele não é iniciada pelo ar ou através da secagem da área, na verdade ocorre através das plaquetas que se aderem e que são ativadas pelo colágeno do endotélio do vaso sanguíneo que fica exposto, quando cortado o vaso. As plaquetas ativadas então liberam o conteúdo de seus grânulos, que contém uma grande variedade de substâncias que estimulam uma ativação ainda maior de outras plaquetas e melhoram o processo hemostásico.

Valores normais: Tempo de coagulação 5 a 15 minutos.Retração: inicia 1 hora após haver coagulado, observando se uma retração de 50 %. Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001

Apesar de 15 minutos ser um tempo limítrofe, a ressalva de “condições normais de saúde” pressupõe uma boa coagulação, então temos que ir de “A”.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s