FCC – Prefeitura de Santos 2005 – Questão 36

36. O ligamento cruzado anterior

(A) intracapsular e extrasinovial e fixa-se medialmente na área intercondiliana anterior da tíbia e na face póstero-medial do côndilo femoral lateral.

(B) intracapsular e intrasinovial e fixa-se medialmente na área intercondiliana anterior da tíbia e na face póstero-medial do côndilo femoral lateral.

(C) extracapsular e extrasinovial e fixa-se medialmente na área intercondiliana posterior da tíbia e na face póstero-medial do côndilo femoral lateral.

(D) extracapsular e extrasinovial e fixa-se medialmente na área intercondiliana posterior da tíbia e na face póstero-medial do côndilo femoral lateral.

(E) intracapsular e extrasinovial e fixa-se medialmente na área intercondiliana posterior da tíbia e na face póstero-medial do côndilo femoral lateral.

LCA

O LCA apresenta um comportamento individualizado, estudos demonstraram grandes variações para sua resistência máxima à tração. O LCA, segundo Hernandez, é responsável por 85% da estabilização anterior do joelho. Caracteriza-se como um ligamento intracapsular e extrasinovial. Fixa-se medialmente na área intercondiliana anterior da tíbia e na face póstero-medial do côndilo femoral lateral. E constituído por dois feixes distintos: um feixe anteromedial menor que fica mais tenso em flexão e outro póstero-lateral mais calibroso que torna-se tenso em extensão. Ele exerce várias outras funções que incluem o mecanismo de trava ou parafuso, o controle dos estresses em varo e em valgo, o controle dos estresses em hiperextensão e uma função de guia durante a flexão e a extensão da articulação tibiofemoral.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s