VUNESP – IAMSPE/SP 2009 – Questão 58

58. Antes de iniciar um programa de reabilitação cardiovascular, os pacientes devem passar por avaliações cardiorrespiratórias, cujos resultados fornecem informações sobre suas respectivas condições clínico-funcionais. O teste de caminhada de 6 minutos (TC6MIN) e o Teste de Paschoal são utilizados por fisioterapeutas para avaliar a capacidade funcional dos pacientes. A(s) principal(is) diferença(s) entre os dois testes citados é (são):

(A) com relação ao tempo de execução, no Teste de Paschoal o tempo percorrido é de 12 minutos.

(B) no teste de Paschoal há necessidade do controle dos batimentos cardíacos, para se determinar uma provável intensidade de esforço a ser atingida. Para validação do teste de caminhada de 6 minutos (TC6MIN) não há necessidade desse parâmetro.

(C) no teste de caminhada de 6 minutos (TC6MIN), este será invalidado se a pessoa não atingir um mínimo de 2000 m de distância, já no teste de Paschoal, qualquer distância será considerada.

(D) dependendo da distância percorrida, o Teste de Paschoal já apresenta uma proposta de recondicionamento aeróbio adequado à pessoa avaliada, o que não ocorre com o teste de caminhada de 6 minutos (TC6MIN).

(E) O incentivo para o paciente realizar o teste de Paschoal deve acontecer com maior ênfase, já que a distância é maior.

ergometria-cicloergometro-bicicleta-ergometrica-lode-corival-recumbent

Método Paschoal (cicloergômetro): Protocolo contínuo de esforço, realizado em cicloergômetro, que tem por objetivo classificar a condição cardiorrespiratória durante a distância percorrida durante o tempo de 6 minutos. O banco deve estar a uma altura regulada de forma que o membro inferior, que está apoiado no degrau em posição mais baixa, apresente 5 a 10 graus de flexão do joelho. A velocidade mínima aceita para a execução do teste é de 60 rpm. Durante todo o teste a potência é fixada em zero. O paciente deve ser orientado a pedalar à maior velocidade que conseguir suportar durante todo o teste, deixando claro que ele deverá mantê-la por 6 minutos. O surgimento de leve dispnéia (até nível 12 na escala de Borg), não é um fator que prejudique sua execução e respectiva validade.Ao finalizar o tempo de 6 minutos, deverá ser anotada a distância percorrida e classificar a condição física do paciente de acordo com as categorias propostas. Esse teste permite avaliar se o paciente está apto a participar de um programa de reabilitação pulmonar e também propõe o programa de tratamento de acordo com os resultados do teste.

Teste de caminhada de 6 minutos: muito bem utilizado na medida do desempenho para exercícios em programas de reabilitação. Há todavia necessidade da padronização na metodologia, especialmente quanto ao tipo de intensidade de incentivo dado ao paciente durante sua realização. Estudos têm demonstrado o efeito do aprendizado em relação ao teste da caminhada, principalmente se repetidos em curto espaço de tempo (McGavin , Gripta , McHardy). Por outro lado, se o teste é realizado incentivando-se o paciente, o resultado pode ser melhor (American Thoracic Society). Pode-se utilizar as seguintes frases de incentivo padronizadas: “Você está indo bem”, “Continue fazendo um bom trabalho” , há ainda as frases de incentivo padronizadas que buscam sempre melhorar e não manter o desempenho do paciente, e o teste pode ainda acontecer com ou sem acompanhamento do paciente, passo a passo. Se o examinador for caminhar à frente do paciente ele deve ter a sensibilidade e a experiência para sentir o quanto o paciente consegue acompanhá-lo, para que não haja necessidade de parar para descansar Também são avaliados os mesmos parâmetros do teste incremental.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s