VUNESP – IAMSPE/SP 2009 – Questão 35

35. A artite reumatoide juvenil (ARJ) é uma doença crônica, de etiologia desconhecida, que acomete crianças com menos de 16 anos. A forma pauciarticular do tipo I tem como característica:
(A) predominante em meninos com idade superior a 8 anos, com artrite aditiva, assimétrica, em grandes articulações dos membros inferiores, podendo evoluir para entesite e comprometimento das articulações sacrilíacas do quadril e da coluna. Também pode evoluir para espondilite anquilosante.

(B) um inicio insidioso, com artrite simétrica, aditiva, em grandes e pequenas articulações, mais comum em joelhos e tornozelos, articulações metacarpofalangeanas e interfalangeana proximais.

(C) febre intermitente, geralmente vespertina, exantema fugaz, raramente pruriginoso, acomete preferencialmente o tronco e proximal dos membros. Adeno e/ou hepatoesplenomegalia, de dimensões moderada e alterações discretas da função hepática.

(D) acomete principalmente meninas em idade escolar, com artrite aditiva, assimétrica, em grandes articulações dos membros inferiores (joelhos e tornozelos), podendo ocorrer uveite anterior crônica.

(E) diminuição da massa óssea e deterioração microarquitetural do tecido ósseo, como consequente aumento da fragilidade óssea e da suscetibilidade à fratura.

meninassuperpoderosas

A “A” está errada no início, A proporção de meninas acometidas é maior, chega a 4:1. Sobre evoluir para Espondilite anquilosante, tenho minhas duvidas, não achei nada sobre isso.

A alternativa “B” decreve a AR mais comum. “C” e “E” erradas, descrevem outras patologias.

A causa exata desse tipo AR não é conhecida, por isso o nome de idiopática. Fatores imunológicos, genéticos e infecciosos estão envolvidos.

O diagnóstico da Artrite Idiopática Juvenil é clínico e baseia-se na presença de artrite em uma ou mais articulações com duração igual ou maior a 6 semanas. Várias doenças, como por exemplo, as infecções, devem ser pesquisadas e descartadas, uma vez que a artrite é manifestação comum em várias doenças não reumáticas. Além da dor e da inflamação articular pode ser observada uma certa dificuldade na movimentação ao acordar (rigidez matinal), fraqueza ou incapacidade na mobilização das articulações, além de febre alta diária (> 39º C) por períodos maiores do que 2 semanas. Não existem exames laboratoriais específicos para esta doença. Nos casos de dúvida diagnóstica a opinião de um especialista pode ser de grande auxílio.

Existem 3 tipos mais comuns de Artrite Idiopáica Juvenil

Pauciarticular (ou oligoarticular)
No tipo pauciarticular são acometidas até 4 articulações, sendo os joelhos e os tornozelos as mais freqüentes. Crianças com este tipo de doença devem fazer avaliações oftalmológicas freqüentes (a cada 3 ou 4 meses), uma vez que a úvea (o colorido dos olhos) pode estar inflamada sem que haja qualquer sinal visível.

Poliarticular
No tipo poliarticular 5 ou mais articulações são envolvidas, com destaque para os joelhos, tornozelos, punhos, cotovelos e pequenas articulações das mãos e dos pés. Pode haver febre intermitente e o exame laboratorial Fator Reumatóide está presente em cerca de 10% dos pacientes.

Sistêmico
O tipo sistêmico tem caráter insidioso e caracteriza-se pela presença de artrite associada à febre alta em um ou dois picos diários (= 39º C), erupção na pele (rash cutâneo), gânglios, serosite (inflamação da pleura e do pericárdio) e aumento de fígado e baço ao exame clínico.

Alguns pacientes, especialmente aqueles com o tipo pauciarticular e com fator antinúcleo (FAN) positivo, podem apresentar uveíte crônica, ou seja, uma inflamação em um ou nos dois olhos. A uveíte é, geralmente, assintomática e podem ser observadas complicações como glaucoma, catarata e até mesmo diminuição da visão, especialmente quando o diagnóstico é tardio. Daí a importância da detecção precoce através de exames oftalmológicos periódicos (biomicroscopia), a cada 3 ou 4 meses. A uveíte pode aparecer antes, simultaneamente ou anos depois da atrite.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s