AOCP – EBSERH – UFGD/MS Respiratória 2014 – Questão 36

36.A ventilação mecânica tem sido relacionada a diversas complicações, dentre elas, tem-se o atelectrauma. Assinale a alternativa correspondente à definição desta complicação.

(A) Lesões pulmonares secundárias a repetidas distensões e pressurização do tórax, causando dano alveolar difuso, reações inflamatórias e alteração da permeabilidade vascular.

(B) Ocorre em consequência da abertura e fechamento cíclico das unidades aéreas, bem como pelas altas pressões que promovem lesão do epitélio com liberação de mediadores inflamatórios e alteração da permeabilidade vascular.

(C) Lesão do epitélio bronquiolar decorrente da abertura e fechamento cíclicos.

(D) Presença de ar extra-alveolar induzido pela ventilação mecânica, consequente da ruptura alveolar gerada pelo aumento na pressão intra-alveolar.

(E) Alterações inflamatórias promovidas pelas citocinas e outros mediadores inflamatórios em decorrência de lesões celulares provocadas pela ventilação mecânica.

atelectrauma

Atelectrauma é um mecanismo de estiramiento mecânico lesivo do parênquima pulmonar, com recrutamento e desativação de unidades pulmonares instáveis durante cada ciclo ventilatorio. Esta situação ocorre quando se utiliza baixos volumes inspiratórios e níveis inadequados de PEEP durante a ventilação de pacientes com SDRA. Nestas circunstâncias, os alvéolos tendem a abrir em inspiração e a fechar em expiração. Este ciclo repetitivo de abertura e fechamento alveolar induz três tipos de lesão pulmonar: desprendimento alveolar por stress na interface existente entre os alvéolos distendidos e colapsados; alteração do surfactante e lesão do endotélio microvascular com saída de hemácias para os espaços intersticial e alveolar. A aplicação de um nivel adequado de PEEP evita que ocorra Este ciclo repetitivo de abertura e fechamento alveolar, ajudando a manter o recrutamento pulmonar ao final da expiração.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s