Sobre fraudes em concursos

Esse ano até o momento não vi nenhum concurso grande para fisioterapia, de âmbito federal ou com salários mais atrativos. É sempre salários baixos, alguns ridiculamene abaixo de 2 mil reais. Mas não importa, quem está na maratona dos concursos tem que estudar sempre, mesmo que não exista nenhum concurso a se prestar, é preciso continuar, ainda que em ritmo mais lento.

Para quem pensa em viajar, investir e se aventurar, é preciso uma certa cautela. Infelizmente, a VUNESP e a FCC, que são bancas confiáveis, não fazem concurso toda hora, pois são caras e nem toda prefeitura pode pagar. Muitas nem as querem por atrapalhar o “esquema”. Inevitavelmente, quem está em busca de um cargo vai ter que prestar uma prova dessas bancas pequenas em algum momento. Se há banca pequena honesta? Muito provavelmente sim, embora a realidade que vemos de acordatas e apadrinhamentos não nos dê muitas esperanças.

Uma dica que dou para quem pensa em viajar para longe e gastar com hospedagem apenas para fazer a prova, sem estar devidamente preparado, é que faça uma busca simples. Digite o nome da banca + fraude no google. Haverá algumas possibilidades. A primeira é que poderá ser constatado que a banca é fraudelenta antiga, tem várias reclamações. A segunda é que não apareça nada. Pode acontecer também da pesquisa remeter a algum trecho de edital da própria banca discorrendo sobre fraude de candidatos durante a prova e suas penalidades. Esse é o melhor cenário, mas é preciso aprofundar.

Se a busca não der nenhuma fraude associada à tal banca, veja o ano de fundação da empresa. Se tiver menos de três anos, pode ser esse justamente o motivo e é comum que bancas fraudulentas sejam fechadas após denúncias e processos, e então novas empresas são abertas pelos mesmos proprietários, muitas vezes com nomes de laranjas. É preciso se avaliar se o investimento vale a pena.

Cabe a cada um decidir se vale a pena fazer todo concurso que aparecer ou se é melhor ser mais seletivo. Em tempos de crise como o que vivemos, para quem está contando centavos, às vezes vale a pena não se arriscar, investindo em viagens para fazer provas de bancas sabidamente fraudulentas. O mesmo posso dizer para cursos de fisioterapia em geral. É preciso se aprimorar, mas é preciso também se avaliar a relação custo/benefício.

4 pensamentos sobre “Sobre fraudes em concursos

  1. Concordo com todo o texto , passei em um concurso que era uma banca não muito conhecida , teoricamente mais suscetivel a fraude mas deve rolar de monte . Agora com o cadastro , irei comentar mais . Depois que surgiu seu site, meu estudo ficou mais direcionado e ate meus atendimentos melhoraram .

  2. Complementando , o que eu nao gosto ,e adoraria ver um post seu sobre isso , é de realizar uma prova com perguntas muito gerais , do tipo , qual a doença que falta dopamina no cerebro ? A terapia que envolve cavalo ? A terapia na agua que promove relaxamento ? Acho que é nivelar por baixo a todos . Ou a banca nao tem um fisioterapeuta pra formular as perguntas . Ja fiz provas que acertei 92 % e o primeiro acertou 96 % , sendo a maior parte com perguntas gerais . Sera este o melhor meio de avaliar o profissional ?

  3. Realmente, parece que algumas bancas menores simplesmente copiam questões antigas e misturam com outras mais fáceis e a prova fica pobre mesmo. Mas eu tenho visto ultimamente que a VUNESP e a FCC por exemplo tem aumentado bastante o grau de dificuldade, é quase impossível alguém gabaritar uma prova atual deles.

    Eu tentei fazer algumas da última prova do tribunal de João Pessoa(FCC) e tava muito difícil, teria me dado mal se tivesse viajado para fazer essa prova, já que provas de tribunal são as únicas que me interessam no momento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s