FGV – Assembleia Legislativa/MT 2013 – Questão 56

56. A estabilidade da articulação do joelho é devida aos músculos e ligamentos que a cercam, além de uma cápsula fibrosa que é revestida por uma membrana sinovial. Sobre a referida estabilidade, analise as afirmativas a seguir.

I.O ligamento colateral tibial resiste ao stress em varo e limita a rotação lateral da tíbia.

II.O ligamento cruzado anterior tem a função de evitar a translação anterior da tíbia sobre o fêmur.

III.A função do ligamento patelar é reforçar a cápsula articular anteriormente.

Assinale:

(A) se somente a afirmativa I estiver correta.

(B) se somente a afirmativa II estiver correta.

(C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

(D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

(E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

joelho-desenho

A assertiva I é incorreta, já que limitar rotações é função dos ligamentos cruzados. E o ligamento colateral medial(tibial) resiste a stress em valgo.

O ligamento colateral tibial (LCT) é um dos quatro principais ligamentos responsáveis pela estabilidade crítica do joelho. O ligamento é formado de tecido fibroso e funciona como um limitador do movimento excessivo da articulação. Os quatro maiores estabilizadores do joelho são os ligamentos cruzados anterior, posterior e os colaterais tibial e lateral. O ligamento colateral tibial estende-se do fêmur à tíbia e tem a função de resistir às forças que tendem a abrir a face interna (medial) do joelho durante os movimentos.

Um dos mecanismos da lesão do LCT é o impacto direto sobre a parte externa (lateral), provocando uma alavanca na face medial do joelho. Este mecanismo ocorre quando alguém ou algum objeto atingem a face lateral do joelho, provocando um estiramento do LCT. Outro mecanismo de ação também frequente ocorre quando o atleta pisa sobre uma superfície irregular (buraco, desnível), gerando uma força de abertura na face medial do joelho.

O LCT tende a resistir ao máximo às forças que agem no sentido de provocar a abertura medial (interna) da articulação, mas dependendo da intensidade das forças que agem sobre ele, o ligamento pode se romper. As lesões do LCT podem ser isoladas ou acompanhar outras lesões do joelho (menisco, cartilagem, ligamento cruzado anterior).

 

A assertiva II é correta. O ligamento cruzado anterior é um dos principais ligamentos do joelho, com função de estabilização, ajuda no movimento de rotação, movimento de escorregamento (também chamado de rolamento do joelho) e impede a translação anterior da tíbia e sua rotação externa.

 

 

A assertiva III é correta, com a ressalva de essa não ser a única função, o que torna essa questão passível de recurso. Sem essa estrutura, a região anterior do joelho seria muito mais vulnerável. Tecido fibroso que liga a base da patela(lembrem que a patela é como um triângulo de cabeça para baixo) à parte inferior da tuberosidade da tíbia. Na realidade, o ligamento é a continuação caudal do tendão comum do quadríceps, estando à patela implantada no tendão. Assim, o ligamento patelar pode ser considerado como uma conexão entre tendão do quadríceps femoral e tíbia; assim, às vezes é denominado tendão patelar.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s