VUNESP – Câmara de São Paulo/SP 2007 – Questão 45

45. C.R.J.C., 48 anos de idade, sexo masculino, ajudante de serviços gerais, refere dor que não cede com o repouso, localizada na face anterior do ombro e no terço superior do braço. Na avaliação, constata-se que a mobilização articular passiva está normal enquanto a ativa está limitada pela dor, gerando impotência funcional com manobra de Yergason positiva. Pode-se concluir que o paciente está com

(A) ruptura da bainha rotatória.

(B) deslocamento crônico do ombro.

(C) instabilidade do tendão longo do bíceps no sulco biciptal.

(D) instabilidade anterior do ombro.

(E) capsulite adesiva.

barrichello

Esses casos clínicos da VUNESP eram bem mais fáceis que os atuais. Já dá para resolver apenas com a descrição do teste positivo, mas os sintomas também nos levam a esse caminho. A região descrita coincide com a inserção do tendão do músculo bíceps braquial, que é testada pelo teste de Yergason.

O paciente deve estar sentado ou em pé, com o úmero em posição neutra e o cotovelo em 90º de flexão. O paciente é solicitado a fazer rotação externa e supinação do seu braço contra a resistência manual do terapeuta. O Teste de Yergason é considerado positivo se for reproduzida a dor no sulco bicipital durante o teste. O teste de Yergason é muitas vezes combinado com o teste de Speed do ombro para detectar uma tendinite bicipital.

Para executar o teste de Speed, o examinador coloca o braço do paciente em flexão de ombro, rotação externa, extensão completa do cotovelo e supinação do antebraço. Resistência manual é então aplicada pelo examinador no sentido descendente. O teste é considerado positivo se for reproduzida a dor no tendão bicipital ou sulco bicipital. O teste de Speed é usado para testar o labrum glenoideu e o tendão bicipital, perante suspeita de lesões como ruturas no bordo superior do labrum glenoideu ou tendinite bicipital.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s