VUNESP – Câmara de São Paulo/SP 2007 – Questão 38

38. O exercício físico, quando aplicado sistematicamente, considerando- se intensidade, freqüência e duração, pode aumentar a capacidade funcional dos portadores das disfunções cardiovasculares. Há contra-indicação absoluta para os portadores de

(A) angina estável.

(B) angioplastia coronária.

(C) aneurisma ventricular.

(D) miocardite ativa ou suspeita.

(E) transplante cardíaco.

cardiograma

Reparem que todos os quadros são oriundos de tratamento prévio, com exceção da miocardite aguda. É uma condição de inflamação do músculo cardíaco de etiologia variada. Deixo a parte que interessa que retirei da I Diretriz Brasileira de Miocardite e Pericardite, de 2013:

O tabagismo, bem como o consumo excessivo do álcool, é contraindicado, havendo orientação de vigilância do peso corporal para evitar-se tanto a obesidade como a caquexia. Os anti-inflamatórios não hormonais não devem ser associados na fase aguda e na presença de insuficiência cardíaca. Em relação aos exercícios físicos, estudos em animais mostram que atividade aeróbica durante a fase aguda da doença leva a aumento de mortalidade. Em vista disso e sabendo-se que miocardite é causa de morte súbita em atletas jovens, os pacientes não devem realizar exercícios vigorosos por até seis meses após a fase aguda, e até por mais tempo na dependência dos sintomas ou se restou comprometimento da função ventricular.

Obs: Sou contra testes em animais. Desnecessários, provam pouca coisa, metabolismos e organismos diferentes, esses mesmo testes precisam ser refeitos em humanos também.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s