VUNESP – Câmara de São Paulo/SP 2007 – Questão 16

16. O deslocamento de uma parte, geralmente de partes ósseas de dentro de uma articulação, levando à lesão de tecidos moles, inflamação, dor e espasmo muscular é definição de

(A) subluxação.

(B) distensão.

(C) entorse.

(D) luxação.

(E) sinovite.

subluxação

Deslocamento articular é luxação. Talvez o termo subluxação ofereça alguma dúvida. Esse termo, que é frequentemente utilizado na quiropraxia, também existe na ortopedia.

Para a quiropraxia, uma subluxação acontece quando uma vértebra sai fora do seu alinhamento normal com a vértebra inferior e superior e interfere na transferência de informação entre o cérebro e o resto do corpo. De acordo com a quiropraxia, a lesão talvez não seja lembrada, mas os danos já estão instalados.

Em termos gerais,  luxação de uma articulação ocorre quando as superfícies articulares ficam completamente separadas umas das outras, de modo que se perde toda a aproximação. A subluxação ocorre quando as superfícies articulares são parcialmente separadas, mas ainda fica alguma parte de cada superfície em contato. Subluxações são comuns em pacientes com artrite reumatoide, em decorrência do desgaste articular.

CAUSAS
A principal causa das luxações e subluxações é o trauma. A malformação congênita e paralisia muscular também podem levar a isso. Muitas luxações traumáticas estão associadas a fraturas: fraturas do cotovelo, tornozelo e das vértebras. Muitas vezes, as luxações são acompanhadas por grave dano nos tecidos moles, por causa de estiramento ou ruptura das estruturas ao redor da articulação. Os ligamentos podem ser parcial ou completamente rompidos e podem exigir reparo cirúrgico. Os músculos, tendões, bainhas sinoviais e cartilagens também podem ser comprometidas.

Característica da lesão: 
1) Dor intensa que é pior que a sentida com a fratura. O paciente tem a sensação de ruptura, que é diferente da sensação da quebra ou estalido de osso, que ocorre na fratura.
2) Deformidade
3) Perda da função
4) Edema
5) Equimose – é devida ao extravasamento de sangue dos vasos lesados.
6) Rigidez
7) Fraqueza muscular

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

3 pensamentos sobre “VUNESP – Câmara de São Paulo/SP 2007 – Questão 16

    • Creio que em termo teóricos, é isso mesmo. Na prática, o comum é que se defina como luxação todo deslocamento articular anormal, até pela impossibilidade de exames detalhados no momento do trauma.

      Em concursos, na ausência de detalhes como nesse caso, é prudente pensar no termo luxação.

      Abraço,
      André.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s