VUNESP – Câmara de São Paulo/SP 2007 – Questão 13

13. O método Pilates é um modelo alternativo de atenção à saúde que carece de estudos controlados para evidenciar sua eficácia e segurança. A técnica Pilates é caracterizada

(A) por uma série de movimentos contrastantes e ligados, com constante deslocamento de peso de uma perna para a outra, mudança de direção e movimentação dos braços no espaço.

(B) pela educação no uso da mecânica corporal apropriada em todos os movimentos, estabilização de tronco e pelve, respiração coordenada e contrações musculares excêntricas para promover fortalecimento com pouco aumento de massa.

(C) pelo uso das mãos, como sensores, para localizar o problema, servindo como condutor de energia universal, transferindo conscientemente energia para o campo energético do paciente em movimentos rítmicos de varredura.

(D) pelo uso das mãos, em toques leves, em locais específicos do corpo do paciente, permitindo que a força vital flua do terapeuta para o corpo do paciente.

(E) pela melhora da postura cervical, enfatizando o desenvolvimento do equilíbrio entre a cabeça e o pescoço em situações estáticas e dinâmicas.

Joseph_Pilates_02

Essa questão na época poderia oferecer alguma dificuldade, mas hoje em dia acredito que ninguém tenha dúvida da eficiência do método de Joseph Pilates, que já não carece tanto de estudos controlados como provavelmente ocorria na época que esta questão foi formulada.

Breve história de Joseph Pilates

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1880 na Alemanha, perto de Dusseldorf, em uma pequena vila no seio de uma família de classe média. Na infância, sua saúde foi frágil, sofreu de asma, bronquite, raquitismo e febre reumática.

Quando era adolescente limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca em troca de desfrutar dela. Devido a uma saúde fraca na infância e à sede de conhecimentos, tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em anatomia, física, biologia, fisiologia e medicina tradicional chinesa. O Método teve influência desde o Yoga, artes marciais ao estudo do movimento dos animais.

Pilates e seu irmão juntaram-se a uma companhia de circo que realizou uma turnê por Londres quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial (1914), foi recluso no campo de concentração de Lancaster, por ser considerado inimigo estrangeiro. Nesse período atuou como enfermeiro e desenvolveu exercícios para manter a si e aos companheiros saudáveis. Usou as camas hospitalares e outros artefatos (cintos, lastros e molas) para fortalecer enfermos que ainda permaneciam deitados nas camas, onde iniciou o desenvolvimento dos primeiros protótipos dos aparelhos hoje conhecidos.

Finalizado a guerra, retornou à Alemanha, onde continuou a desenvolver seu método. Foram 34 exercícios iniciais e após desenvolveu aparelhos para criar variações destes. Em primeiro lugar chamou atenção dos membros do mundo da dança, e em seguida atletas. Mas, quando foi convocado pelo governo Guilherme II (rei da Prússia) para treinar a força policial da cidade de Hamburgo,resolveu sair do país e escolheu imigrar para os Estados Unidos.

Aos 46 anos acompanhou o campeão mundial de boxe à Nova York e na viagem de navio, J. Pilates conheceu a enfermeira Clara e obtiveram afinidades por apresentar interesse pela saúde e como manter o corpo saudável. Decidiram então abrir um estúdio juntos e mais tarde acabaram se casando. Joseph Pilates faleceu, em 1967 com 87 anos, em conseqüência de um incêndio na sua academia, na tentativa de salvar seus equipamentos, inalou uma quantidade excessiva de gases tóxicos. Clara continuou seu trabalho até 1977 quando veio a falecer.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s