VUNESP – Sorocaba/SP 2006 – Questão 47

47. Os receptores mais importantes envolvidos no controle minuto a minuto da ventilação são os situados perto

(A) da superfície ventral do bulbo.

(B) da superfície dorsal da ponte.

(C) da superfície ventral da ponte.

(D) da superfície dorsal do bulbo.

(E) do mesencéfalo.

crebro1

Questão interessante. Como já tratei desse assunto por aqui, reposto:

Aprofundando…

Dois mecanismos neurais separados regulam a respiração, sendo um responsável pelo controle voluntário e outro pelo controle automático.

cortex

O sistema voluntário está localizado no córtex cerebral, onde originam-se os impulsos para o neurônios motores respiratórios  via trato corticoespinhal.

O sistema automático (ou refexo) encontra-se na formação reticulada bulbopontina e controla os neurônios motores respiratórios através do feixe reticuloespinhal. Os componentes dos neurônios motores respiratórios são o nervo frênico, na porção  cervical da medula; e os nervos toracoabdominais, na porção torácica da medula. Os neurônios motores destinados aos músculos expiratórios são inibidos quando os músculos inspiratórios são ativados, o mesmo ocorrendo de forma oposta.

Encontram-se centros respiratórios na porção bulbar e pontina do tronco encefálico.

1. O centro respiratório bulbar

É o responsável pelo automatismo respiratório. Apresenta-se formado por dois tipos de neurônios: o “neurônio tipo I”, que despolariza-se durante a inspiração; e o “neurônio tipo E”, que despolariza-se durante a expiração. Atualmente. encontram-se dois grupos de neurônios respiratórios bulbares.

– Grupo respiratório dorsal: localizado no núcleo do trato solitário e formado por neurônios inspiratórios ( “tipo I”). Os impulsos nervosos provenientes deste grupo destinam-se aos neurônios motores do nervo frênico contralateral e ao controle do grupo respiratório ventral.

– Grupo respiratório ventral: situado no núcleo ambíguo e no núcleo retroambíguo. Apresenta-se formado por neurônios inspiratórios e expiratórios (tipos “I” e “E”). A informação originada neste núcleo é destinada aos neurônios motores dos músculos intercostais e abdominais.

2. Centro respiratório pontino

Centros respiratorios

São denominados centro apnêutico(localizado na porção inferior da ponte) e centro pneumotáxico(localizado na porção superior da ponte). Estes centros são responsáveis pelo controle do ritmo respiratório. Funcionalmente, o centro pneumotáxico promove uma inibição do centro apnêutico, que estimula os neurônios inspiratórios do grupo respiratório dorsal, com a finalidade de realizar o movimento respiratório. As informações do grau de distensão alveolar trazidas pelas fibras viscerais gerais do nervo vago estimulam o centro pneumotáxico e inibem o centro apnêutico.

Quimiorreceptores da aorta

Isto posto, a fisiologia do movimento respiratório é a seguinte: no final da inspiração ocorre um estiramento dos receptores do parênquima pulmonar com despolarização das fibras aferentes do nervo vago. O nervo vago envia esta informação ao centro respiratório pontino, interrompendo a etapa inspiratória (reflexo de Hering-Breuer). Neste centro ocorre uma estimulação do centro pneumotáxico e uma inibição do centro apnêutico pelo nervo vago.

O centro pneumotáxico, por sua vez, inibe intermitentemente o núcleo apnêutico. Desta forma, não ocorre estimulação dos neurônios inspiratórios do grupo respiratório dorsal, com consequente liberação dos neurônios expiratórios culminando no início da etapa expiratória da respiração. A resposta do centro respiratório efere através do feixe reticuloespinhal, o qual faz sinapses com os neurônios motores na porção cervical e torácica da medula.

A regulação da atividade do centro respiratório é feita através da estimulação de quimiorreceptores periféricos localizados no corpo carotídeo e no arco aórtico, e de quimioreceptores centrais encontrados no funículo anterolateral da medula. Esses quimiorreceptores modulam a respiração de acordo com a concentração de gases sanguíneos, principalmente gás carbônico(CO2), oxigênio(O) e hidrogênio(H).

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s