VUNESP – Sorocaba/SP 2006 – Questão 26

26. Na reabilitação de pacientes com câncer de mama, a amplitude articular de flexão e abdução do ombro, recomendada entre o 1.º e o 4.º dia após a cirurgia, é de

(A) 10º a 35º

(B) 40º a 45º.

(C) 50º a 55º.

(D) 60º a 70º.

(E) 75º a 90º.

Factor-cancer-de-mama

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Apesar da evolução no diagnóstico e tratamento e da possibilidade do emprego da técnica do linfonodo sentinela, os procedimentos cirúrgicos, desde a tumorectomia até a mastectomia associada à linfonodectomia axilar (LA), ainda prevalecem. Adicionalmente, podem ser empregadas como terapias complementares adjuvantes ou neoadjuvantes a quimioterapia (QT), a radioterapia (RT) e a hormonioterapia.

A abordagem cirúrgica, ainda que indispensável, pode determinar complicações como: necrose cutânea, deiscências e aderências cicatriciais, restrição da amplitude de movimento (ADM) do ombro, linfedema, alterações da força muscular, dor no ombro ou braço e alteração da sensibilidade devido à lesão nervosa do nervo intercostobraquial. Acredita-se que a LA seja uma das principais justificativas para o aparecimento das complicações e morbidades pós-operatórias, justamente pela retirada dos linfonodos, pela localização e extensão da abordagem cirúrgica.

A presença dessas complicações pode comprometer a qualidade de vida (QV) dessas mulheres, pois interfere negativamente em seu cotidiano, restringe a execução de atividades físicas, laborais e domésticas, além do impacto emocional e nos relacionamentos pessoais. Entre aquelas submetidas à mastectomia, há também um prejuízo da imagem corporal, da vida sexual e mudanças nos hábitos de vida diária.

Essa questão é discutível, mas se considerarmos que um aflexão excessiva iria tensionar demais uma região de cicatriz ainda não consolidada, e que o movimento de amplitude mínima seria ineficaz para a prevenção de aderências, temos que considerar ou a alterntiva “B” ou a alternativa “C”. Por prudência, a “B”.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s