Aeronáutica – EAOT 2002 – Questão 10

10 – Correlacione as colunas e, a seguir, assinale a sequência correta.

1ª coluna

1 . Arterioesclerose Obliterante

2 . Tromboangeíte Obliterante

3 . Doença Arterial Aguda

4 . Doença Vasoespástica

2ª coluna

( ) A doença primeiramente manifesta-se nos aspectos distais dos membros progredindo proximalmente. Ocorre predominantemente em fumantes.

( ) Nesta doença, um dos sintomas mais precoces à apresentação é a claudicação intermitente que se caracteriza por dor intensa no membro inferior ocorrente com a atividade e que cede com o repouso.

( ) As desordens se caracterizam por alterações na cor da pele e na temperatura que contrasta com claudicação intermitente e necrose tissular.

( ) Súbita queda do fluxo sangüíneo a um membro, com presença de dor, palidez, perda dos pulsos, parestesia e paralisia.

a) 1 – 2 – 4 – 3

b) 1 – 2 – 3 – 4

c) 2 – 1 – 3 – 4

d) 2 – 1 – 4 – 3

ARTERIA VEIA E CAPILAR

Questão complicada.

Por dedução, podemos concluir que a súbita queda do fluxo sanguíneo faça referência a um processo agudo, portanto a última da sequencia tem que ser a 3. Eliminamos alternativas “B” e “C”. Como a 4 nas duas alternativas restantes é ponto pacífico, resta classificar 1 e 2. O grande lance é a associação da troboangeíte com o tabagismo, mas essa é dificil. Eu sabia da associação da doença de Buerger com o tabagismo, mas essa questão é extremamente específica sobre disfunções vasculares. Breve descrição:

A arteriosclerose obliterante é o endurecimento arterial com proliferação da íntima, a ponto de obstruir a luz do vaso. Consiste na oclusão do suprimento sanguíneo das extremidades por placas ateroscleróticas (ateromas). Sua gravidade depende do vaso envolvido, da extensão da obstrução, da velocidade da progressão da doença, e da existência ou não de um fluxo colateral adequado. Esta patologia é a forma mais frequente de endurecimento anormal da artéria, denominação clínica do processo degenerativo por ateromatose.

Tromboangeíte obliterante(TAO), também conhecida como doença de Buerger é uma doença vascular inflamatória oclusiva. Envolve artérias e veias de pequeno e médio calibre, em geral nas porções distais dos membros inferiores e superiores. Atinge mais homens, menores de 40 anos e tem uma forte relação com o tabagismo.

Oclusão arterial aguda é um bloqueio a passagem do sangue por uma artéria terminal, ocasionando uma insuficiência sangüínea tissular, com perturbações do metabolismo celular nos territórios supridos pela mesma. O quadro clínico isquêmico poderá ter maiores ou menores conseqüências a depender da artéria ocluída, da intensidade da isquemia, do tempo de evolução do quadro isquêmico, e da presença de circulação colateral de suplência.

Um exemplo de doença vasoespástica é o fenômeno de Raynould.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s