Aeronáutica – EAOT 2002 – Questão 09

09 – Assinale a alternativa INCORRETA.

a) A incoordenação após uma lesão cerebral é frequentemente decorrente de lesão nos núcleos da base.

b) Entre as disfunções decorrentes de lesões do lobo parietal direito, estão as alterações vísuo-espaciais e/ou vísuomotoras.

c) Uma lesão do hemisfério direito pode resultar em negligência visual.

d) As alterações de percepção da verticalidade podem interferir na habilidade de sentar e de ficar de pé em pacientes vítimas de lesão cerebral na fase aguda.

coração e cerebro

A alternativa “A” é incorreta.

Desde há muito tempo, a observação clínica revelou que a maioria das lesões que acometiam os “gânglios da base” produziam sintomas motores. Esses sintomas podiam ser classificados como distúrbios do movimento sem paralisia. Dependendo da parte do sistema que é afetada, as lesões nos gânglios da base podem produzir basicamente dois tipos de manifestação: as hipercinesias e as hipocinesias. As hipercinesias são caracterizadas pelo aparecimento de movimentos involuntários anormais que podem ser classificados em diferentes formas de apresentação clínica, como:

– coréia

– balismo

– distonia

– tremor

– mioclonia

– tique

Esses movimentos involuntários podem acometer qualquer parte corporal, mas são em geral mais evidentes nos membros superiores ou inferiores.

Já a hipocinesia é uma condição diferente, que é caracterizada pela redução global e involuntária dos movimentos. O indivíduo desenvolve lentidão para executar os movimentos (bradicinesia), dificuldade para iniciar os movimentos (acinesia), e os movimentos espontâneos do corpo ficam bastante diminuidos. Ocorrem também mudanças no controle postural e há um aumento no tônus muscular. O protótipo do quadro de hipocinesia é a “síndrome de Parkinson” ou “parkinsonismo”. Essa forma paradoxal de expressar as suas disfunções, antecipa as dificuldades que encontramos para decifrar os mecanismos básicos de funcionamento desse sistema. Até a bem pouco tempo, alguns pesquisadores ainda se referiam aos gânglios da base como os “porões escuros do cérebro”.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s