IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 49

49. Para traçar um diagnóstico fisioterapêutico ou cinético funcional e no desenvolvimento de um processo de reabilitação, o fisioterapeuta precisa saber definir e diferenciar deficiência, limitação funcional, incapacidade e invalidez. A respeito dessas quatro situações, assinale a alternativa correta.

(A) Limitação funcional são perdas ou anormalidades da estrutura ou função fisiológica, psicológica ou anatômica.

(B) Deficiências são perdas ou anormalidades da estrutura ou função fisiológica, psicológica ou anatômica.

(C) Incapacidade são perdas ou anormalidades da estrutura ou função fisiológica, psicológica ou anatômica.

(D) Deficiências são restrições da capacidade de realizar uma ação física, uma atividade ou uma tarefa de uma maneira eficiente, tipicamente esperada.

(E) Incapacidade são restrições da capacidade de realizar uma ação física, uma atividade ou uma tarefa de uma maneira eficiente, tipicamente esperada.

deficiencia

A ICIDH propõe uma classificação da conceituação de deficiência que pode ser aplicada a vários aspectos da saúde e da doença, sendo um referencial unificado para a área. Estabelece, com objetividade, abrangência e hierarquia de intensidades, uma escala de deficiências com níveis de dependência, limitação e seus respectivos códigos, propondo que sejam utilizados com a CID pelos serviços de medicina, reabilitação e segurança social. Por essa classificação são conceituadas:

Deficiência: perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incluem-se nessas a ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funções mentais. Representa a exteriorização de um estado patológico, refletindo um distúrbio orgânico, uma perturbação no órgão.

Incapacidade: restrição, resultante de uma deficiência, da habilidade para desempenhar uma atividade considerada normal para o ser humano. Surge como conseqüência direta ou é resposta do indivíduo a uma deficiência psicológica, física, sensorial ou outra. Representa a objetivação da deficiência e reflete os distúrbios da própria pessoa, nas atividades e comportamentos essenciais à vida diária.

Desvantagem: prejuízo para o indivíduo, resultante de uma deficiência ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de papéis de acordo com a idade, sexo, fatores sociais e culturais Caracteriza-se por uma discordância entre a capacidade individual de realização e as expectativas do indivíduo ou do seu grupo social. Representa a socialização da deficiência e relaciona-se às dificuldades nas habilidades de sobrevivência.

Na CIDID evitou-se utilizar a mesma palavra para designar as deficiências, incapacidades e desvantagens.
Assim, para uma deficiência foi adotado um adjetivo ou substantivo, para uma incapacidade, um verbo no infinitivo e para uma desvantagem, um dos papeis de sobrevivência no meio físico e social.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s