IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 44

44. Com relação aos fundamentos, aos princípios físicos e bioelétricos, pertinentes à aplicação da eletroterapia, assinale a alternativa correta.

(A) Quando objetivamos a eletroestimulação muscular, a técnica bipolar, com os eletrodos colocados no ventre muscular, é indicada, pois consome menor tempo de preparação para aplicação, causa excitação de grupos específicos de músculos e provoca contrações mais fortes.

(B) De acordo com a primeira lei de Faraday, a eletrólise produzida pela eletroterapia gera, no nível celular, mais íons cálcio que íons sódio ou potássio.

(C) Um exemplo de resposta fisiológica indireta provocada pelo uso de eletroterapia com corrente alternada, na tentativa de restaurar o pH e a temperatura normais do tecido afetado, é a vasodilatação de capilares arteriais e pequenas artérias.

(D) A capacitância de uma fibra nervosa ou muscular é a propriedade que elas têm de resistir à passagem da corrente elétrica.

(E) Na aplicação de eletroterapia de corrente alternada, utilizando-se de eletrodos de tamanhos diferentes, conseguimos um efeito maior no eletrodo de maior tamanho em decorrência da concentração de corrente presente nele.

corrente russa

Quanto a “A”, a técnica bipolar consiste na utilização de dois eletrodos de tamanhos iguais com o objetivo de distribuir uniformemente a corrente pela superfície do segmento a ser tratado. Já na monopolar, os eletrodos de tamanhos diferentes proporcionam uma concentração maior da corrente no eletrodo de menor tamanho, enfatizando assim o local a ser tratado. Essa alternativa me parece correta, mas sempre fico com o pé atrás quando as bancas dizem que algo é mais forte sem deixar claro com relação ao que é mais forte. No entanto, achei a informação abaixo num manual de corrente russa e, a técnica por ponto motor é considerada melhor por eles: “Existem duas formas para realizar a eletroestimulação: a técnica bipolar e técnica ponto motor. O local do ponto motor é sempre menos sensível, logo, a estimulação através deles é melhor que em outras áreas por possibilitar o recrutamento de um maior número de fibras musculares”.

Respondendo à dúvida da Andréia nos comentários deste post, sobre o ponto motor ser a área menos sensível.Características do ponto motor:

– Área onde o nervo penetra no músculo.

– Local de menor resistência à passagem da corrente.

– Maior percepção do estímulo motor (> excitabilidade muscular).

– Menor percepção do estímulo sensitivo.

Na “B”, primeiro é preciso descobrir quais são essas leis de Faraday. São duas apenas:

Primeira lei de eletrólise de Faraday
Durante uma eletrólise, a massa de uma substância libertada em qualquer um dos eletrodos, assim como a massa da substância decomposta, é diretamente proporcional à quantidade de eletricidade que passa pela solução.

Segunda lei de eletrólise de Faraday
Quando uma mesma quantidade de eletricidade atravessa diversos eletrólitos, as massas das espécies químicas libertadas nos eletrodos, assim como as massas das espécies químicas decompostas, são diretamente proporcionais aos seus equivalentes químicos.

Então, a regra é clara Galvão, a lei não diz nada disso.

A “C” é a alternativa que me parece correta, já que algumas correntes alternadas retificadas possuem essa característica vasomotora. Ficam no ar apenas duas dúvidas, se o efeito é realmente indireto e se a banca aqui se refere a qualquer tipo de corrente alternada. Por exemplo, as correntes diadinâmicas são alternadas retificadas, já o TENS e o FES são alternadas não-retificadas.

A “D” é incorreta, capacitância corresponde à relação entre a quantidade de carga acumulada pelo corpo e o potencial elétrico que o corpo assume em consequência disso.

A “E” é o oposto. Incorreta também.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: C

8 pensamentos sobre “IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 44

  1. Finalmente um blog completo e confiável sobre Fisioterapia, ufa!
    Farei uma prova da IADES em setembro, ansiosa…
    Parabéns pela dedicação, muito obrigada André.

  2. Pooooxa… Não vai poder comentar todas… Uma pena, mas ok! As questões que estão aqui já estão ajudando bastante e claro, seu blog já está sendo indicado por aqui rs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s