IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 40

40. De acordo com os diversos princípios físicos, fisiológicos e terapêuticos, que devem ser considerados na aplicação da diatermia por ondas curtas, assinale a alternativa correta.

(A) A transferência de energia eletromagnética do equipamento de ondas curtas acontece pelo método indutivo, que é realizada por meio de placas recobertas com material isolante.

(B) A transferência de energia eletromagnética do equipamento de ondas curtas acontece pelo método condutivo, que é realizado por meio de placas recobertas com material isolante.

(C) O método capacitativo da terapia por ondas curtas pode ser realizado utilizando-se eletrodos do tipo Schiliephake.

(D) O método indutivo da terapia por ondas curtas pode ser realizado utilizando-se eletrodos do tipo Schiliephake.

(E) O método condutivo da terapia por ondas curtas pode ser realizado utilizando-se eletrodos do tipo Schiliephake.

quimica fisica eletrons

Esqueçam essa história de método condutivo, não existe no Ondas Curtas. Foi colocado de forma muito oportunista para confundir. Eliminamos “B” e “E”.

Na “A”, no método indutivo não há placas.

Nas alternativas “C” e “D”, os eletrodos denominados de Schiliephake são característicos do método capacitivo, sendo portanto correta a “C”.

MÉTODOS DE DIATERMIA POR ONDAS CURTAS. CAPACITIVO OU INDUTIVO?

Técnica capacitiva
O sinal de ondas curtas se aplica mediante dois eletrodos capacitivos com duas variantes: As placas capacitoras flexíveis e os eletrodos Schiliephake

Placas Capacitoras Flexíveis
São placas metálicas flexíveis revestidas com almofada de material plástico, borracha, feltro ou espuma. Possuem tamanhos variados (pequeno, médio, e grande). E o espaçamento entre a pele e o eletrodo é feito, além do feltro, espuma, com toalha e cobertores.

Eletrodos Schiliephake
São discos metálicos planos acoplados a “braços” mecânicos que permitem movimentos universais, facilitando o posicionamentos dos eletrodos no segmento a ser tratado. S…ão cobertas com um envoltrio de vidro, pláŒstico ou borracha. Estas coberturas manté€m a distâŽncia entre a pele e a placa capacitora (€ ajustŒável). ‚ É de fáŒcil aplicaˆçã…o, podendo ser transversal(contrapanar), longitudnal ou coplanar. Deve-se respeitar uma distância mínima de 8 a 10 cm entre as placas, pois se houver redução dessa distância, haverá concentração de ondas curtas nas placas e não no paciente.

Técnica indutiva
A terapia por ondas curtas geralmente utilizando o método indutivo será aplicada de um único eletrodo. Trata-se de eletrodo circular conhecido como bobina ou tambor. Funciona como uma antena que transmite o campo eletromagnético para o interior dos tecidos. São mais eficazes para produzir calor que os eletrodos capacitivos, pois o aumento de temperatura no tecido adiposo e muscular é mais homogêneo, se dá numa relação de 1/1.

Na técnica indutiva uma corrente elétrica é gerada no interior do aparelho, sendo em seguida passada através da bobina. O campo magnético associado a esta corrente é formado em ângulo reto com a direção do fluxo da corrente, sendo portanto direcionado para a parte do corpo na qual se estabeleceram as correntes indutivas.

Dosimetria do Ondas Curtas:

Escala de Schliephake
Calor muito débil – Imediatamente abaixo da sensação de calor ou abaixo do limiar de sensibilidade.(Grau I)
Calor débil – É a sensação de calor imediatamente perceptível. (Grau II)
Calor médio – É a sensação clara e agradável de calor. (Grau III)
Calor forte – É a sensação de calor no limite da tolerância. (Grau IV)

Dose mitis e submitis (Ondas Curtas Pulsado)

A dose estabelecida para ondas curtas pulsado (OCP) na literatura internacional apresenta duas denominações mitis e submitis, determinadas pela equação de potência média e também pela sensação subjetiva.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s