IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 32

32. Durante a palpação da interlinha articular medial do joelho, quando se realiza uma rotação externa e interna da tíbia sobre o fêmur, com o paciente sentado na maca com os joelhos pendentes. Quais estruturas serão palpadas, respectivamente, com essas manobras?

(A) Menisco interno e platô tibial medial.

(B) Menisco interno e platô tibial lateral.

(C) Platô tibial interno e menisco lateral.

(D) Platô tibial interno e menisco medial.

(E) Platô tibial externo e menisco lateral.

Meniscos

Mais uma ótima pegadinha da IADES.

Quando se diz rotação da tíbia sobre o fêmur é aquele mínimo grau de rotação do joelho, que ocorre normalmente em associação com outros movimentos articulares dos MMII. Aí é que está a pegadinha, já que isso confunde por induzir a pensar no próprio teste de interlinha do joelho, que aliás é um teste muito bom. Não é isso que diz o enunciado, o próprio teste já está delimitado à região medial do joelho.

Tendo isso em mente, podemos excluir as alternativas que mencionam o menisco lateral, que são “C” e “E”.

As alternativas “A” e “B” falam sobre menisco ser interno ou externo…bom, quem achar algum menisco externo no corpo humano avisa o padre Quevedo e pede a recompensa dele para coisas sobrenaturais. Isso non ecziste!

A nomenclatura dos meniscos é medial e lateral, Só resta a alternativa “D”.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

4 pensamentos sobre “IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 32

  1. Olá, gostaria de fazer umas pontuações: na verdade não existe platô tibial interno ou externo, e sim lateral e medial, porém quanto aos meniscos admite-se a nomenclatura de interno para medial e externo para lateral. Quando se realiza a rotação externa da tíbia torna-se mais fácil palpar o menisco medial (ou interno), o que tornaria as alternativas A e B possíveis, mas, para se palpar o platô tibial lateral, eu teria que partir da linha articular lateral e não medial, o que torna a alternativa B errada. A resposta correta é a letra A.

    • Olá. Se você puder mandar as referências quanto à nomenclatura do plato externo e interno, que já vi em várias publicações, não existir, agradeço; Sobre menisco, realmente você está certa, mas não sei qual das duas é a mais atual. Pra mim soa estranho menisco externo.

      • Basta consultar referência em anatomia como Sabotta, Spence, Netter, ou mesmo jogar no google que aparecerão vários artigos corroborando…
        E eu falei em platô lateral e medial… A questão certa é menisco interno e platô medial.
        Até a próxima!!!

      • Não basta. Precisa estar atualizada. A banca deve ter consultado uma bibliografia atual, mas essa questão pode ser questionada pela nomenclatur, desde que seja atualizada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s