IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 27

27. A goniometria é a técnica mais comum, utilizada pelo fisioterapeuta, para medir a amplitude de movimento articular.

Considere como parâmetros para mensuração: posição do paciente; posicionamento do eixo/fulcro do goniômetro; alinhamento do braço fixo e alinhamento do braço móvel, em relação à medida de rotação interna de quadril, e assinale a alternativa correta.

(A) Paciente sobre a maca sentado com as pernas pendentes, eixo/fulcro no ápice da patela, braço fixo, paralelo ao fêmur em sua face anterior, e braço móvel, paralelo à tíbia em sua face anterior.

(B) Paciente sobre a maca sentado com as pernas pendentes, eixo/fulcro no ápice da patela, braço fixo, perpendicular ao fêmur em sua face anterior, e braço móvel, paralelo à tíbia em sua face anterior.

(C) Paciente sobre a maca sentado com as pernas pendentes, eixo/fulcro no ápice da patela, braço fixo, paralelo ao fêmur em sua face anterior, e braço móvel, perpendicular à tíbia em sua face anterior.

(D) Paciente decúbito ventral com o joelho fletido a 90º, eixo/fulcro no ápice da patela, braço fixo,
perpendicular à maca, e braço móvel paralelo à tíbia em sua face anterior.

(E) Paciente decúbito ventral com o joelho fletido a 90º, eixo/fulcro no ápice da patela, braço fixo, paralelo à maca, e braço móvel, paralelo à tíbia em sua face anterior.

goniometria quadril
De toda essa sopa de letrinhas, temos que tirar o principal, que é o que a banca quer saber: rotação interna do quadril. Essa é a palavra-chave aqui. Tendo isso em mente, prossigamos.

No enunciado, temos duas propostas, ambas possíveis, para se realizar a goniometria da rotação do quadril. A primeira é deixar o paciente sentado com os MMII pendentes e a segunda é deixá-lo em decúbito ventral, com o joelho em flexão de 90º. Não tenho certeza se é possível se aferir todaa amplitude na posição sentada, mas vamos analisar.

Então podemos desconsiderar as duas primeiras condições de todas as alternativas, já que o eixo é comum a todas. Mas a posição do fulcro é o que vai nos fazer resolver a questão. Para visualizar a posição do braço fixo e do braço movel, lembrem que o ápice da patela é a estrutura mais próxima à tíbia, mais distal, e não é a base, que fica mais próxima ao fêmur, mais proximal. A patela é um triângulo com a ponta para baixo.

Começando pela posição sentada, na alternativa “A”, não há como o braço do goniômetro ficar paralelo à face anterior tibia e o outro braço paralelo à face anterior do fêmur. Na “B” isso é possível. Se um braço está posicionado junto á face anterior da tíbia, o outro braço só pode estar perpendicular à face anterior do fêmur.Na “C”, a posição dos braços do goniômetro até seria possível, mas não daria para aferir nada, pois não daria para acompanhar o movimento de rotação do quadril.

Na posição de decúbito ventral, a “D” não seria possível, mas a “E” seria.

Rotação Interna do Quadril

O movimento de rotação medial do quadril ocorre no plano transversal. O movimento de rotação medial é produzido entre a cabeça do fêmur e o acetábulo.
Movimento: de 0 a 45 graus de rotação interna da articulação do quadril.
Posição: o individuo fica em decúbito ventral com a articulação do quadril na posição anatômica e a articulação do joelho em 90º de flexão.
Alinhamento Goniométrico
– Eixo: colocado sobre a parte média e anterior da patela, de forma a projetar-se através da diáfise do fêmur na direção da cabeça femoral.
– Braço Fixo: colocado paralelamente ao tampo da mesa.
– Braço Móvel: colocado paralelamente a tíbia.
Estabilização: estabilizar a extremidade distal da coxa.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: E

Alternativa que indico após analisar: E

4 pensamentos sobre “IADES – EBSERH – UFTM/MG 2013 – Questão 27

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s