IDECAN – CREFITO/PR 2013 – Questão 27

27. Analise os diagnósticos a seguir.

1. Jovem com Guillain-Barré em fase hospitalar – enfermaria.

2. Idoso com mononeuropatia do nervo sural e marcapasso cardíaco.

3. Jovem com traumatismo cranioencefálico com quadro de espasticidade.

4. Mulher com 10 semanas de gestação e lombalgia aguda.

5. Adulto hipertenso grave controlado sob medicação.

6. Mulher com linfedema em membro inferior pós-cirurgia vascular.

Em quais pacientes seria contraindicado o uso da Estimulação Elétrica Funcional (FES)?

A) 2 e 4.

B) 1, 2 e 6.

C) 1, 3 e 5.

D) 2, 4 e 5.

E) 2, 5 e 6.

CAMINHOS

Mais uma questão engenhosa dessa banca, muito legal.

Eles mesclaram contraindicações absolutas com atenuantes da patologia, como o 5 – hipertensão grave controlada, o que por si só não o libera de ser uma contraindicação! Esse é o tipo de pegadinha que eu gosto. Já no caso da 1- guillain-Barrré em fase hospitalar, seria uma contraindicação se estivesse em fase inicial. A 6- PO de cirurgia vascular, bem, em alguns casos peço a liberação do médico para realizar cinesioterapia, mas para FES não creio que haja problema.

Conhecida pela sigla FES(Functional Electrical Stimulation), a estimulação elétrica funcional é uma forma de tratamento que utiliza a corrente elétrica de baixa frequência para provocar a contração de músculos paralisados ou enfraquecidos decorrentes de lesão do neurônio motor superior, como derrames, traumas raquimedulares ou crânios encefálicos, paralisia cerebral, dentre outros.

Contraindicações:
Não Aplicar em Dores Não Diagnosticadas: pode motivar uma atividade física mais vigorosa antes que uma lesão esteja recuperada ou mascarar uma doença grave.

Dispositivo Eletrônico Implantado: recomenda-se que um paciente com um dispositivo eletrônico implantado (por exemplo, um marca-passo cardíaco) não seja submetido à estimulação, a menos que uma opinião medica especializada tenha sido anterior-mente obtida.

Pacientes Cardíacos: podem apresentar reações adversas. Tome muito cuidado e redobre a atenção durante a aplicação da TENS ou FES.

Gravidez: evite a aplicação durante os três primeiros meses, principalmente em regiões lombar e abdominal.

Não Estimular Sobre os Seios Carotídeos: pode exacerbar reflexos autonômicos vagal.

Estimular Com Intensidades Reduzidas as Regiões do Pescoço e da Boca: para evitar espasmos dos músculos laríngeos e faríngeos.

Cuidados nas aplicações em crianças, pacientes senis e epiléticos.

Equipamentos de monitoração: Evite o uso do equipamento TENS/FES em salas de recuperação pós-cirúrgicas quando o paciente estiver sendo monitorado por monitor cardíaco ou qualquer outro tipo de monitoração eletrônica.

Condições da pele: O uso contínuo da estimulação elétrica pode ocasionar irritação perigosa da pele. Se erupção ou outro sintoma raro aparecer, desligue o TENS/FES, remova os eletrodos e notifique o seu fisioterapeuta ou médico.

Não coloque os eletrodos sobre a boca ou pescoço: Espasmos musculares podem ocorrer e ocasionar bloqueamento das vias respiratórias.

Aversão ao uso de estimulação elétrica: Algumas pessoas acham a estimulação elétrica extremamente desagradável. Estes pacientes provavelmente deverão ser excluídos do tratamento por estimulação elétrica.

Fatores gerais que interferem com estimulação: * Obesidade * Presença de neuroplastia periférica * Diminuição da capacidade sensorial * Aceitação e tolerância da corrente estimuladora pelo paciente

Em obesos: a espessura do tecido adiposo isola o nervo motor. Em pacientes com neuroplastia periférica: não existe resposta a estímulos elétricos de curta duração.

Na deficiência sensorial: pode haver irritação da pele. O paciente: deve progressivamente se acostumar à sensação produzida pela estimulação.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

2 pensamentos sobre “IDECAN – CREFITO/PR 2013 – Questão 27

    • O enunciado não diz apenas hipertensão, a define como grave, que é maior que 179/109.

      Você também deve chamar o seu médico imediatamente se a sua pressão arterial é 180/110 ou superior a qualquer momento.

      As contrações musculares e a pressão sanguínea

      Vários tipos de contrações musculares podem afetar a magnitude da resposta da pressão sanguínea aos exercícios. Se os músculos se alongam ou se encurtam ao produzir energia o movimento é classificado como dinâmico. Quando os músculos se contraem sem se encurtarem ou se alongarem, o exercício ou movimento é considerado de natureza estática ou isométrica. Com movimentos dinâmicos, a elevação da pressão sanguínea média costuma ser moderada devido a uma redução na resistência periférica total que tende a compensar o aumento do débito cardíaco 2. Entretanto, isso nem sempre acontece nos exercícios estáticos porque há um aumento tanto do débito cardíaco como da resistência periférica total. Por isso, os exercícios estáticos costumam resultar em pressão sanguínea mais elevada eu os exercícios dinâmicos A magnitude da elevação da pressão sanguínea durante os exercícios dependerá da intensidade do exercício, geralmente expressa por uma porcentagem da captação máxima de oxigênio (exercício dinâmico) ou pela contração voluntária máxima (exercício estático). Em geral, os indivíduos hipertensos apresentam uma resposta mais elevada ao exercício que os não hipertensos. A intensidade dos exercícios dinâmicos, ou seja, caminhar, correr, nadar e pedalar praticados por pessoas que sofrem de hipertensão deve corresponder a 40-65% da captação máxima de oxigênio 2, 3, 4; em relação aos exercícios estáticos como levantar objetos pesados recomenda-se 30-50% da concentração voluntária máxima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s