IDECAN – CREFITO/PR 2013 – Questão 25

25. Sabe-se que um dos comprometimentos mais evidentes no envelhecimento refere-se à marcha do idoso. Acerca dos itens que o fiscal fisioterapeuta deve considerar ao avaliar um paciente nestas condições, analise.

I. A visão também engloba a marcha para monitorar a velocidade do movimento, direção, mantendo também o equilíbrio e fornecendo informações proprioceptivas aos músculos, articulações e pele. Basicamente, a marcha é o processo de transferência do centro de gravidade de um pé para outro, em sucessivas perdas de equilíbrio.

II. As modificações apresentadas são diminuição da rotação pélvica e do joelho, devido à diminuição da flexibilidade, e perda do balanço normal dos membros superiores, com isso esses indivíduos apresentam passos mais largos e curtos, usam por menos tempo o apoio unipodal, andam com a pelve rodada anteriormente, os pés se apresentam rodados para fora. É comum, também, nessa faixa etária, a cifose torácica. Na fase final de apoio dos pés, a flexão plantar sofre diminuição.

III. Uma hipótese sugestiva é que os idosos não aumentam o comprimento de suas passadas porque eles apresentam-se menos flexíveis, ou pelo fato de seu equilíbrio estar de alguma maneira comprometido. Aumentar o comprimento da passada exige um equilíbrio maior, pois diminuiu o tempo de apoio duplo dos pés. Pode-se dizer, também, que os indivíduos idosos adotam os passos mais curtos, pois a resistência dos músculos mais fracos nos membros inferiores é maximizada com esses passos e, praticamente, não apresentam custo de energia.

Assinale a afirmativa correta.

A) No item III fica evidente os aspectos que definem a condição de senilidade do idoso.

B) A afirmativa I apresenta uma situação de acordo com o processo de senescência sofrido pelos idosos.

C) Os itens II e III apresentam condições relacionadas ao passar dos anos, ou seja, fazem parte da senescência.

D) Os itens I, II e III descrevem eventos patológicos da velhice, ou seja, são conhecidos como eventos da senescência.

E) A avaliação fisioterapêutica geriátrica não deve ser pautada em senescência e senilidade, pois esses termos são semelhantes e complementares.

senilidade

Muito interessante a formulação dessa questão. Ah, eu nem sabia que fiscal fisioterapeuta também atendia pacientes, mas well, prossigamos.

Inicialmente, nem precisamos procurar erros nas afirmativas ou itens I, II e III, porque não há. Mas nas alternativas temos que escolher uma que corresponda a uma conclusão correta sobre o que foi exposto. Muito inteligente a forma que essa questão foi elaborada.

Vamos analisar apenas as alternativas, portanto. Na “A” o erro é que se afirma algo diferente do que se propõe o item ou afirmativa “III”, que é sobre a relação do envelhecimento com o comprimento da passada e não sobre o envelhecimento. Diferença sutil.

Nas alternativas “B” e “D” o erro é que não tem nada de envelhecimento na afirmativa ou item “I”. Ali temos a importância da visão e do equilíbrio na dinâmica da marcha. Só isso, mas por estar no meio de um contexto sobre geriatria, podemos involuntariamente associá-la com o tema.

A alternativa “E” seria equivalente a dizer que a fisioterapia ortopédica não deve se pautar em disfunções ortopédicas ou traumatológicas. Não tem cabimento.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s