AOCP – EBSERH – UFGD/MS Respiratória 2014 – Questão 30

30. Paciente, 30 anos, internado com pneumotórax espontâneo à direita. No momento, encontra-se com dreno de tórax em selo d´água e respiração espontânea, eupneico e sem queixas álgicas. Pela ausculta pulmonar, observa-se Murmúrio vesicular presente assimétrico, reduzido em hemitórax direito, principalmente em base, sem ruídos adventícios. Para promover reexpansão pulmonar em zonas basais e mediais e aumentar o VRI (volume de reserva inspiratório), realizou-se o exercício respiratório composto por Inspiração nasal suave e curta interrompida por apneias pós-inspiratórias. Dessa forma, assinale a alternativa correta em relação à denominação do respectivo padrão.

(A) Soluços inspiratórios.

(B) Expiração abreviada.

(C) Respiração diafragmática.

(D) Inspiração fracionada.

(E) Inspiração abreviada.

autoimagem

Esse enunciado está estranho. A técnica descrita é claramente a inspiração fracionada, que é a alternativa “d”, mas é definida como “alternativa correta em relação à denominação do respectivo padrão”. A inspiração fracionada é um exercício, não é um padrão.

Não sei se algum membro de banca visita meu blog, mas gostaria de deixar a sugestão para que, em questões de conhecimentos específicos, se abandone essas práticas antiquadas de elaborar questões que suscitem dúvidas pela forma do texto.

Sim, isso mesmo. Que se façam pegadinhas dentro de um contexto de técnicas da fisioterapia. Deixem as avaliações da capacidade de interpretação de texto para quem elabora as questões de língua portuguesa e as avaliações de inteligência para quem elabora questões de raciocínio lógico.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s