AOCP – EBSERH – UFGD/MS Respiratória 2014 – Questão 28

28. Paciente de 72 anos, tabagista crônico, foi encaminhado ao Hospital apresentando quadro de dispneia aos mínimos esforços, T 37,3º C, FR 32 rpm, FC 105 bpm, PA 90/60 mmHg, cianose central, tosse úmida produtiva com expectoração mucopurulenta, uso de musculatura acessória e tiragem supraclavicular. Assinale a alternativa correta.

(A) Classificam-se os sinais vitais como hipertermia, taquipneia, taquicardia e hipotensão arterial;

(B) Denomina-se cianose a coloração azulada da pele e/ ou mucosas provocada pelo aumento na quantidade absoluta de hemoglobina insaturada na rede capilar periférica. A cianose do tipo central é decorrente da vasoconstrição e pode ocorrer durante a exposição ao frio e/ou redistribuição do fluxo sanguíneo nas extremidades.

(C) Dispneia é o termo usado para designar a sensação de dificuldade respiratória (falta de ar) e pode ser classificada como: aos grandes esforços (atividade física acima do habitual), aos médios esforços (atividades de rotina como tomar banho) e aos pequenos esforços (aparece ao repouso).

(D) A tiragem pode ser considerada um sinal de insuficiência respiratória aguda e geralmente está presente em casos de obstrução brônquica.

(E) A avaliação da secreção expectorada não pode auxiliar no diagnóstico e gravidade da doença, devendo determinar a cor, consistência, quantidade e odor da mesma.

Thermographaweb

A alternativa “A” classifica como hipertermia a temperatura de 37,3 ºC, mas o termo hipertermia é para temperaturas acima de 40ºC. A alternativa “B” define a cianose periférica, e não a central como propõe. A alternativa “C” não me parece exatamente errada, apenas incompleta. A alternativa “E” é bem errada.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Um pensamento sobre “AOCP – EBSERH – UFGD/MS Respiratória 2014 – Questão 28

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s