IDECAN – CREFITO/PR 2013 – Questão 22

22. O tratamento de um paciente com entorse de tornozelo moderado a grave baseia-se em quatro fases distintas: imobilização; pós imobilização; recuperação; e, resolução. Mesmo que as fases de tratamento sejam respeitadas, pode haver sequelas para os pacientes. Acerca deste tema, assinale a afirmativa correta.

A) Na fase de resolução, os exercícios devem ser do tipo mobilização tíbio-társica, subtalar e médio-társica.

B) A instabilidade permanente ocorre em casos que não foram tratados adequadamente, assim como a artrose prematura e as calcificações periarticulares.

C) Na fase de recuperação funcional são indicados exercícios para redução do edema periarticular e, ainda, exercícios a fim de aumentar o arco articular.

D) O tratamento na fase de pós imobilização tem por objetivo primário ganho total da amplitude articular, fortalecimento da musculatura e melhora da coordenação. Deve ter início com crioterapia e eletroterapia.

E) Na fase de imobilização, basicamente, o objetivo será aliviar as sequelas desta condição e, para tal, deve-se evitar elevação frequente de extremidades, assim como a mobilização ativa às demais articulações do membro.
PÉ DOENDO

Na alternativa “A”, a fase de resolução pede condutas mais direcionadas para as AVDS. Na “B”, alternativa correta. A alternativa “C” faz referência ao tratamento de uma fase anterior. A “D” além de mencionar o “ganho total”, o que não ocorre nessa fase, propõe como conduta a eletroterapia, que nem sempre é necessária. A “E” define como contraindicações duas condutas que são apropriadas para a entorse de tornozelo.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s