AOCP – EBSERH – UFGD/MS 2014 – Questão 33

33. Assinale a alternativa que apresenta o equipamento fisioterapêutico cujo efeito terapêutico específico é facilitar a remoção da secreção pulmonar.

(A) RPPI.

(B) Flutter.

(C) EPAP.

(D) Espiromêtro de incentivo a volume.

(E) Espiromêtro de incentivo a fluxo.

Flutter_outline

O Flutter foi desenvolvido na Suíça e é um dispositivo de limpeza de secreções. Tem a forma de um tubo em que numa extremidade apresenta um bocal de plástico e, na extremidade oposta, uma cobertura plástica protetora perfurada; no seu interior apresenta um cone de plástico onde se encontra uma esfera de aço de alta densidade (Aptalispharma, 2003).

Este aparelho tem capacidade de:
– Produzir vibrações com o movimento da esfera que se propagam às vias respiratórias (permite soltar as secreções das paredes das vias aéreas);

– Aumentar de forma intermitente a pressão endobrônquica (que ajuda a manter a permeabilidade das vias aéreas durante a expiração, permitindo a constante drenagem do muco);

– Acelerar o fluxo de ar expiratório (que facilita o movimento ascendente do muco pelas vias aéreas de modo a que possa ser mais facilmente liberto) (Aptalispharma, 2003).

Os efeitos do Flutter ocorrem durante a fase expiratória, em que a posição da bola é o resultado do equilíbrio entre a pressão de ar expirado, a força da gravidade exercida na bola e o ângulo do cone. A bola oscila no cone criando um ciclo de abertura e fechamento que altera a quantidade de pressão e de fluxo expiratório (Aptalispharma, 2003).

Quando a frequência de oscilação se aproxima da frequência de ressonância do sistema pulmonar esta produz oscilações da pressão endobrônquica resultando na vibração das vias aéreas, o que irá facilitar o deslocamento do muco e o aumento intermitente da pressão nas vias aéreas. Isto vai impedir o encerramento precoce e a retenção de secreções nas vias aéreas e promover ainda um aumento do fluxo expiratório que facilita a progressão das secreções. (Frownfelter & Dean 1996; Hough 1996; Webber & Pryor 1998 citado por Abreu & Lopes, 2004).

Uma vez que este dispositivo providencia terapia PEP (Positive Expiratory Pressure) é indicado para pacientes que apresentem asma produtiva, bronquite, fibrose cística, atelectasia, ou outra condição em que haja retenção de secreções. A terapia PEP juntamente com técnica expiratória forçada, ou “huffing” ou tosse, podem ser usadas para limpeza das vias aéreas, higiene brônquica. Esta terapia vai ajudar a prevenir a acúmulo de secreções, melhorar a mobilização de secreções, melhorar a função vias aéreas centrais e periféricas, entre outros (Aptalispharma, 2003). Contraindicado em pacientes com Pneumotórax e Insuficiência Cardíaca Direita. (Abreu & Lopes, 2004).

Fonte: http://www.fisiotic.org/essawiki/index.php?title=Flutter

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s